Direitos do consumidor também são defendidos com tecnologia

Instituto de Pesos e Medidas controla e fiscaliza produtos com precisão

sex, 04/01/2002 - 14h37 | Do Portal do Governo

Instituto de Pesos e Medidas controla e fiscaliza produtos com precisão

De tecidos têxteis a mangueiras de incêndio. De produtos de higiene e limpeza a alimentos, bebidas, brinquedos, combustíveis e até táximetros. Nada, absolutamente, foge do controle e da fiscalização do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas), que trabalha na proteção da população em suas relações de consumo. O órgão estadual, vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, encerra o ano com grandes conquistas para todo o Estado.

Uma delas foi a obtenção do certificado ISO 9002, que implicou na reestruturação integral dos procedimentos adotados e na própria política de atuação do órgão. “É um reconhecimento, em nível nacional e internacional, do padrão de excelência que atingimos”, observou o superintendente do Ipem-SP, Adejayr Cyro Trigo.

Outra conquista em 2001, segundo ele, foi o credenciamento do Laboratório de Massas do Centro Tecnológico do órgão junto à Rede Brasileira de Calibração. A certificação equipara o laboratório aos mais sofisticados e conceituados do País, colocando o IPEM-SP como alternativa para as empresas que necessitam de serviços de calibração com qualidade comprovada.

Vale destacar que, em convênio firmado com o Inmetro (Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o Ipem-SP verifica e faz a fiscalização das medidas materializadas e dos instrumentos de medição. O órgão também é responsável pelo controle dos produtos de certificação compulsória e pelas condições de transporte rodoviário de produtos perigosos, como químicos e petroquímicos.

Para isso, o instituto conta com uma divisão de fiscalização que atua na Capital e Região Metropolitana, além de 14 delegacias de ação regional distribuídas pelo Interior e seis laboratórios para verificar produtos pré-medidos. Há ainda quatro postos fixos para verificação e inspeção de caminhões-tanque, um centro tecnológico para calibração de padrões metrológicos e instrumentos de medição, além de um posto fixo para verificar vagões-tanques e outro para conferir taxímetros.

Dos 700 servidores que trabalham no Ipem-SP, 450 são técnicos das áreas de metrologia legal e de qualidade industrial, além de outros 200 que atuam na fiscalização por meio de 180 viaturas leves e 14 caminhões equipados para conferir as balanças de grande capacidade.

Dados parciais do resultado dos trabalhos do Ipem-SP neste ano indicam, que de janeiro a outubro, foram fiscalizadas 141.071 empresas, resultando em 9.486 autos de infração e em 96.331 unidades interditadas. Os mesmos dados de 1997 a 2000 estão no site do órgão: www.ipem.sp.gov.br, que também relata todas as fiscalizações e blitz realizadas diariamente.