Dica: Novo formato de currículo aumenta empregabilidade

nd

sex, 22/02/2002 - 19h35 | Do Portal do Governo

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) começa em breve a aplicar as técnicas de elaboração do Portfólio.

Isso significa que os trabalhadores que freqüentarem os cursos de qualificação, aos poucos, passarão a construir o Portfólio – currículo diferenciado, do qual consta muito mais do que a mera experiência profissional e o nível de educação formal dos candidatos e, por isso, melhora a sua empregabilidade.

É que pelos menos 30 ONGs parceiras do PEQ em todo o Estado começaram nesta semana a receber treinamento para aplicar as técnicas de construção do Portfólio durante os cursos de qualificação.

Elas participaram de work-shops, promovidos pelo programa Aprendendo a Aprender, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Com total de 20 horas, os work-shops abordam, por exemplo, a técnica para levar o trabalhador a fazer um inventário de suas habilidades adquiridas durante a vida e a conseguir documentá-las. Esse inventário é um dos
principais conteúdos desse novo formato de currículo profissional.

Certificação de Competências

Também está no prelo o primeiro projeto oficial para certificação de competências do Brasil, método de atestar capacidades profissionais não necessariamente adquiridas na escola.

O projeto será inicialmente desenvolvido no Centro de Educação Profissionalizante de Jaguariúna, parceria entre os governos estadual e federal, por
meio do programa Aprendendo a Aprender.

A região de Jaguariúna apresenta demanda mais urgente pela certificação de competências por conta da expansão da área de telecomunicações, principalmente, e de resinas plásticas.

Ali, há muitos trabalhadores com habilidades para essas áreas, que no entanto não têm como desenvolvê-las e comprová-las no mercado. O setor privado, como por exemplo o de turismo, se adianta e já criou métodos de certificar competências, de modo a impulsionar as atividades.