Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência terá lançamento de programa de Lars Grael

Evento será nesta quarta-feira, dia 17, às 9h30, na Estação Especial da Lapa

seg, 15/09/2003 - 15h57 | Do Portal do Governo

No Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, 17 de setembro (quarta-feira), o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e Hospital das Clínicas, lança o Programa de Reabilitação nas Amputações de Membros Inferiores. A iniciativa vai atender as pessoas que vivem em municípios com menos de 20 mil habitantes e que tiveram os membros inferiores (pernas) amputados.

Durante o evento, o secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, será homenageado. Em seguida, ele vai proferir conferência com o tema ‘Perspectiva para a Inclusão Social da Pessoa Portadora de Deficiência através do Esporte – Um Desafio para o Estado’. Também será lançado, durante a cerimônia, o livro ‘Manual do Cuidador – Entendendo e Ajudando a Pessoa Portadora de Deficiência’ e haverá apresentação de dança do grupo da Estação Especial da Lapa, espaço do Fundo Social de Solidariedade que oferece oficinas culturais e profissionalizantes a portadores de deficiência.

O convênio para o atendimento dos portadores de amputação será assinado pela presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin; secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; superintendente do HC, José Manoel de Carvalho Teixeira; e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, Giovanni Guido Cerri. O objetivo da parceria é identificar, nesses municípios, as pessoas que tiveram as pernas amputadas e encaminhá-las para atendimento nos serviços de saúde, a fim de que possam obter próteses ou meios auxiliares de locomoção, de acordo com a indicação médica.

De acordo com o programa, o Fussesp será responsável pelo encaminhamento dos registros dos portadores de amputações para a Secretaria Estadual da Saúde, que fará o agendamento desses pacientes, de acordo com a ordem cronológica das solicitações. O Hospital das Clínicas deverá oferecer avaliação médica e fornecer as próteses ou equipamentos auxiliares para locomoção, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde. O HC também será responsável pelo treinamento dos profissionais dos diversos municípios do Estado para garantir o adequado acompanhamento dos pacientes nas próprias regiões.

O programa será iniciado em 19 municípios e, após seis meses, passará por avaliação. São eles: Apiaí, Arujá, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bariri, Capão Bonito, Cananéia, Eldorado, Guapiara, Iguape, Itaoca, Iporanga, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jandira Miracatu, Pedro de Toledo, Ribeirão Grande e Ribeira.

No Estado, há registro da existência de cerca de 4 milhões de pessoas portadoras de deficiência, sendo que cerca de 1,8 milhão estão na Grande São Paulo, das quais, 44 mil são amputados. Embora seja um número bastante significativo, as pessoas que estão na Região Metropolitana da Capital contam com uma rede de proteção social eficiente, seja por intermédio de instituições públicas, filantrópicas ou privadas, além de contarem com assistência nas áreas da Educação, Saúde e Profissionalização.

Já em municípios menores, com menos de 20 mil habitantes, foi detectada a dificuldade de acesso aos serviços assistenciais e tratamentos de reabilitação.

Serviços
Data: Quarta-feira, 17 de setembro de 2003
Horário: às 9h30
Local: Estação Especial da Lapa – Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano (Rua Guaicurus, 1274, Lapa, Zona Oeste da Capital)

Cíntia Cury