Dia Mundial da Saúde: Estado de São Paulo foi escolhido pela OMS para ser o centro das comemorações

Comemoração no dia 7 de abril, domingo, será realizada em mais de 190 países

qui, 04/04/2002 - 12h11 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser o centro das comemorações do Dia Mundial da Saúde, no domingo, 7 de abril, com o tema ‘Agita Mundo’, envolvendo mais de 190 países de todos os continentes.
 
A escolha foi baseada no êxito do Agita São Paulo, programa da Secretaria de Saúde do Estado lançado em 1996, para a promoção da saúde através da atividade física. A idéia estendeu-se nacionalmente com o nome de Agita Brasil, apoiado pelo Ministério da Saúde. Depois, ultrapassou as fronteiras nacionais com o nome de Agita Américas, com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde.
 
Foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um modelo para a promoção de uma vida mais saudável. Seu objetivo é difundir entre a população a prática de 30 minutos diários de atividade física como forma de combater o sedentarismo.
 
Na capital paulista, estão sendo organizados diversos eventos entre os dias 5 e 7 de abril, com apresentações de atividades físicas recreativas e shows artísticos no Vale do Anhangabaú e no Parque do Ibirapuera, com a participação de diversas instituições, escolas públicas e academias esportivas, além de órgãos ligados ao Governo do Estado. A programação envolve ainda diversos municípios paulistas e vários Estados.