Dia Mundial da Atividade Física é comemorado com exposição e lançamento de manual

Proposta do programa Agita São Paulo ultrapassou fronteiras, conquistou a OMS e virou Agita Mundo

ter, 06/04/2004 - 13h40 | Do Portal do Governo


O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado nesta terça-feira, dia 6, foi marcado, em São Paulo, pelo lançamento do manual de Boas Práticas e pela realização da 1ª Mostra de Boas Práticas em Atividade Física, no Ginásio Mauro Pinheiro, no bairro do Ibirapuera, Zona Sul da Capital. Há sete anos, o espaço foi palco do lançamento do programa Agita São Paulo, que ultrapassou as fronteiras do Estado e do País, foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e adotado como exemplo de programa de promoção de saúde, transformando-se no Agita Mundo, que deve mobilizar cerca de 150 países este ano.

O Manual de Boas Práticas reúne experiências bem-sucedidas sobre atividade física realizadas pelas secretarias de Estado parceiras no Agita São Paulo, a da Saúde e a da Juventude, Esporte e Lazer. Já a exposição contou com camisetas, cartazes, folders e demais informações do programa em diversas regiões do Estado e do País.

O secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, que representou o governador Geraldo Alckmin no evento de abertura das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, destacou a importância do fomento da prática de atividade física pelo Estado, como forma de promoção da saúde. Ele lembrou que o investimento em atividade física e esportes gera economia nas áreas da Saúde e da Segurança Pública.

Iniciado em 1996, o Agita São Paulo foi desenvolvido numa parceria da Secretaria Estadual da Saúde com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Baseado em estudos científicos, o programa incentiva a prática de atividades físicas por pelo menos 30 minutos ao dia, contínuos ou não, como forma de promover saúde e prevenir doenças.

De acordo com o coordenador geral do Agita São Paulo/Agita Mundo e do Celafiscs, Victor Matsudo, a cada ano, cerca de 520 mil pessoas no Estado iniciam a prática de atividade física diária, incentivadas pelo programa. Como é o caso do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Ele contou que iniciou a prática diária de atividade física incentivado pelo Agita São Paulo.

Para o coordenador mundial do Agita São Paulo/Agita Mundo, José da Silva Guedes, as maiores preocupações da área da saúde são os problemas causados pela má alimentação, sedentarismo e tabagismo. “Para isso não há vacina. É preciso mobilizar as pessoas para a prática de atividade física e melhora da qualidade da alimentação”, disse.

Cíntia Cury