Dia dos Pais: Confira as atrações nas estações do Metrô

Atrações são realizadas neste final de semana

qui, 07/08/2003 - 21h09 | Do Portal do Governo

Para aproveitar o Dia dos Pais, o Metrô de São Paulo oferece opções de lazer para este final de semana como um espaço histórico, uma exposição e um bar:

  • Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Paraíso apresenta ‘Santos das Crianças’, que traz imagens e textos, produzidos por alunos da rede municipal de Santos, baseados em temas que influenciaram a história da cidade: a praia, o porto, o morro, o futebol, o bonde e o trem.
  • Na estação Sé é possível apreciar duas exposições: ‘Águas Brasileiras II’, que retrata a beleza e a importância dos rios e lagos brasileiros através de belas fotografias, elaboradas por Márcio do Santo Xavier , e ‘Borboletas’, composta de 96 encartes que propagam as mais variadas espécies de borboletas em selos nacionais e internacionais. A estação Liberdade continua com a Vitrine de Ikebana, onde plantas transportadas para o vaso tornam-se a expressão da pessoa que a criou.
  • A artista plástica Ignez Turazza faz uma interpretação particular dos aspectos que envolvem a cidade de São Paulo, na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), com a exposição ‘São Paulo, Identidade de um Território’, na estação Ana Rosa.
  • A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas. Além disso, é possível apreciar, também, o trabalho do fotógrafo Marcos Hrodovich, ‘Expedição Polar’, composto de 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.
  • A estação Clínicas apresenta o trabalho ‘Colagem’, da artista plástica Rute Nunes, que utiliza retalhos de revistas para produzir suas obras e, assim, conscientizar as pessoas sobre a questão da reciclagem.
  • Devido a sua enorme repercussão, a exposição ‘O Caminho para a Paz’ entra em seu 3º mês de exibição. Concebida pelo psicólogo João R. Vieira, possui uma instalação interativa e bem humorada que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz. Dessa vez, a exposição encontra-se na estação Corinthias-Itaquera, na linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda).

    Conheça São Paulo a cada estação

    Para quem gosta de apreciar a arquitetura da cidade, a linha 1 tem uma boa dica: o Solar da Marquesa de Santos, rua Roberto Simonsen, 136, próxima à estação Sé. Com entrada gratuita, o Solar possui um acervo de móveis coloniais dos séculos XVIII e XIX e o Arquivo de Negativos, com mais de 180 mil imagens da cidade de São Paulo.

    Se você é aficionado por games vai adorar a opção da linha 2. A exposição ‘Game o Quê?’ mostra a evolução tecnológica dos games, por meio de 12 jogos. Para o ‘paizão’, a atração é o simulador ‘Paulista 1919’, que recria a avenida do começo do século passado. Tudo isso acontece no Itaú Cultural, av. Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro.

    Agora, se você quer que o seu pai relembre os tempos de ‘balada’, a linha 3 tem uma boa sugestão. Próximo à estação Tatuapé, o Copacabana, r. Coelho Lisboa, 537, oferece deliciosos hambúrgueres e bons drinks.

    Acervo de Obras Permanentes

    Conhecer as obras que adornam o Metrô também é uma alternativa. O acervo cultural, permanentemente exposto nas estações, tem cerca de 100 obras, de vários artistas reconhecidos. Na linha 1, na estação Jabaquara, é possível contemplar o trabalho de tratamento cromático de Odiléia Toscano e Renina Katz. Na linha 2, em Sumaré, pode-se ver a instalação ‘Estação Sumaré’, de Alex Fleming.

    A escultura ‘Solaris’, de Eliana Zaroni, pode ser apreciada em Penha, na linha 3.

    Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
    C.A