Dia do Índio: Museu de Tupã promove exposição sobre usos e costumes dos nativos do Brasil

No local, índios das tribos Kaingang e Krenak produzem redes, adornos e artefatos de argila

ter, 19/04/2005 - 8h46 | Do Portal do Governo

Como já é tradição na cidade de Tupã, o Museu Índia Vanuíre promove no mês de abril a exposição Cotidiano Indígena, uma grande homenagem aos povos nativos de São Paulo, no Dia do Índio (19 de abril). Uma verdadeira tribo indígena, montada no espaço, mostra como realmente viviam os índios da região e como seus costumes influenciam o cotidiano do homem branco.

Este ano, o museu quer que os visitantes conheçam de perto o dia-a-dia desses povos, desde como dormiam até a maneira como se relacionavam com a natureza, sua maior fonte de subsistência. Dentro da grande oca construída, redes tecidas à mão, adornos plumários, arco e flecha e cumbucas de argila estão sendo confeccionadas pelos índios das tribos Kaingang e Krenak. Receitas e truques da culinária indígena não só são exibidos como ensinados por eles que, por um período, estão vivendo na tribo montada especialmente para o evento.

O público também pode pôr a mão na massa, participando das oficinas onde os índios ensinam a confecção de brincos de penas, colares de miçangas e objetos de decoração. As aulas pretendem despertar nos participantes a consciência da influência indígena na formação da identidade brasileira. “A vaidade e a alegria do brasileiro foi herdada de nossos índios”, observa a diretora do museu Tamimi Borsatto. “Esses povos já se enfeitavam, usavam roupas coloridas e adoravam festas”, completa.

Além de ensinar e divertir os visitantes com essas e outras atrações que resgatam a cultura tribal, a exposição tem, também, o objetivo de incentivar o respeito e a admiração do homem branco para com os nativos. “Não queremos introduzir nossa cultura aos visitantes, mas pretendemos trocar informações. Todos ganham com essa comemoração”, explica o índio Tepó, da tribo Krenak. Seu nome significa Sol em Tupi-Guarani.

Desde que o museu e a Secretaria da Cultura começaram a desenvolver essa iniciativa pelas comemorações do Dia do Índio, a vida na aldeia tem melhorado na opinião de Tepó. “Passamos a conhecer melhor os habitantes da cidade, que também passaram a apoiar nossas causas pela preservação da área indígena da região”, emociona-se ele. A exposição fica em cartaz até meados de maio.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Dia do Índio surgiu durante um Congresso Interamericano no México, em 1940. Durante o evento, representantes de diversos países da América convidaram alguns índios para participar. De início, eles rejeitaram o convite, mas dias depois, em 19 de abril, se convenceram da importância dessa participação como garantia e luta pelos seus direitos. Desde então, todos os países do continente americano comemoram o Dia do Índio em 19 de abril.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)