Dia das Crianças: Atenção às dicas para compra de brinquedos

Procon-SP aproveita o Dia das Crianças para lançar folder sobre brinquedos.

ter, 11/10/2005 - 12h14 | Do Portal do Governo

Antes de comprar qualquer brinquedo é importante o consumidor verificar na embalagem os seguintes dados: a faixa etária a que se destina, a identificação do fabricante, as instruções de uso e de montagem, a existência do selo de segurança Inmetro – que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor – juntamente com o selo de um órgão credenciado (IQB, Falcão Bauer).

Produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para os nacionais, em língua portuguesa; os brinquedos comercializados por ambulantes, embora possam apresentar menor preço, muitas vezes não possuem o selo de certificação. Por fim, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no ato da compra.

Uma vez escolhido o brinquedo o consumidor deve pesquisar o preço e as formas de pagamento em vários estabelecimentos, já que o mercado apresenta diferenças significativas, como as constatadas na pesquisa.

Folder

A Fundação Procon-SP aproveita o Dia das Crianças para lançar folder sobre brinquedos.

O manual contém orientações sobre com proceder antes e na hora da compra, com informações sobre segurança dos brinquedos, como consiste e funciona a garantia, direitos do consumidor e onde reclamar quando o produto apresenta algum problema.

O material está à disposição dos consumidores, gratuitamente, nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Praça do Carmo, s/nº, Poupatempo Santo Amaro, Rua Amador Bueno, 176/258 ou Poupatempo Itaquera, Av. do Contorno, 60), ou pela internet (www.procon.sp.gov.br).

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.