Dia da Mulher: São Paulo conta com um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo

Em 2001 foram agendados 18 mil testes de DNA, sendo 98% a pedido de mulheres

sex, 08/03/2002 - 11h27 | Do Portal do Governo

Considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) é o único órgão público com peritos especializados para testes de DNA. Só em 2001 foram agendados 18 mil exames, a maior parte (98%) atendendo a pedidos de mulheres. Dos 2% restantes, feitos por homens, a maioria é feita para obter negatória de paternidade.

O Imesc realiza os testes a pedido de delegados, promotores e juizes, para encaminhamento de processos não só de paternidade, mas também para casos de insanidade mental, referentes a dependência e responsabilidade toxicológica e direitos previdenciários, entre outros. As Delegacias da Mulher também podem fazer os pedidos, em nome das mães interessadas.

Por dia, é atendida uma média de 200 exames de DNA. Cada exame engloba três testes: o da mãe, o do filho e do suposto pai. Outro tipo de perícia realizada pelo Imesc é a feita na vítima em casos de denúncia de estupro. Esse exame visa confirmar os relatos feitos pelo acusador e pelo acusado. Criado em 1970, o Imesc é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Informações:
www.imesc.sp.gov.br

Telefone: (0 XX 11) 3666-6135 – Ramal 261

Conheça algumas das várias ações que o Governo do Estado mantém em benefício da mulher:

* Programa recupera auto-estima de vítimas de violência sexual

* Mais da metade das pessoas que receberam financiamentos do Banco do Povo Paulista são mulheres

* Em defesa da mulher, a ação de 125 delegacias de polícia

* Governo de São Paulo cria plantão para defesa da mulher vítima de violência

* Governo oferece orientação jurídica gratuita à mulher