Dia da Mulher: Programa recupera auto-estima de vítimas de violência sexual

Com assistência médica, psicológica e jurídica, vítimas são atendidas no Hospital Pérola Byington, um centro de referência da saúde da mulher

sex, 08/03/2002 - 13h23 | Do Portal do Governo

Pioneiro no Brasil, o Programa Bem-Me-Quer foi criado na Capital de São Paulo em 2001, para atender gratuitamente mulheres e crianças de até 14 anos, vítimas de violência sexual. Com o objetivo de recuperar a auto-estima dessas vítimas, com assistência médica, psicológica e jurídica, é uma das mais importantes iniciativas do governo de São Paulo em favor da mulher.

Sob os cuidados de uma assistente social – após a notificação do crime em delegacia, a vítima é levada em veículo da Secretaria da Segurança Pública ao Hospital Pérola Byington, considerado centro de referência da saúde da mulher. Após a coleta de provas da agressão, é examinada e recebe um coquetel de remédios anti-aids, pílula do dia seguinte, vacina contra hepatite B e outros medicamentos, para evitar riscos de doenças contagiosas.

Os exames legais são feitos exclusivamente por 15 médicas legistas, da equipe de sexologia do Instituto Médico Legal, que com a implantação do programa passaram a trabalhar no hospital, atendendo até 20 pessoas por dia. O tratamento psicológico pode durar meses, e é acompanhado por assistentes sociais. A Procuradoria da Assistência Judiciária atua na defesa dos interesses das vítimas.

Mesmo sem boletim policial, a qualquer hora do dia ou da noite, a vítima pode se dirigir diretamente ao Pérola Byington, no centro da Capital. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com as Secretaria da Saúde e Procuradoria Geral do Estado e pode ser estendido ainda este ano para algumas cidades do Interior. Já estão sendo desenvolvidos projetos-pilotos nos municípios de Ribeirão Preto, Sorocaba e Campinas. Vários Estados e até outros países, como México, Colômbia e Bolívia demonstraram interesse em implantar o programa paulista.

Informações:
www.saopaulo.sp.gov.br/hotsite/bemmequer/index.htm
Telefone (0 XX 11) 232-3433, ramais 292 e 342

Takao Miyagui

Conheça algumas das várias ações que o Governo do Estado mantém em benefício da mulher:

* São Paulo conta com um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo

* Mais da metade das pessoas que receberam financiamentos do Banco do Povo Paulista são mulheres

* Em defesa da mulher, a ação de 125 delegacias de polícia

* Governo de São Paulo cria plantão para defesa da mulher vítima de violência

* Governo oferece orientação jurídica gratuita à mulher