Dia da Mulher: No Servidor Público palestras e rosas comemoram o Dia da Mulher

Programação especial vai até o fim da semana

seg, 08/03/2004 - 14h12 | Do Portal do Governo

Palestras, rosas e a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher Servidora Pública Estadual (CRSMSPE). Estes foram alguns dos acontecimentos que pontuaram o Dia Internacional da Mulher no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

A Superintendência do Iamspe, juntamente com a Direção do Hospital, preparou uma semana cheia de eventos em comemoração a data. Nesta segunda-feira, dia 8 de março, houve a abertura da semana no Anfiteatro B, que contou com a presença do Dr. Milton Flávio, da Diretora do HSPE, Dra. Maria Angela de Sousa Ferreira, da Dra. Regina Ribeiro Parizi, Dra. Macileia Rocha Santos Chaves, diretora do Seesmt – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e representares de entidades do funcionalismo público.

“Creio que aqui no Iamspe nós podemos nos orgulhar, pois à frente de vários cargos importantes estas profissionais mulheres. Citarei um exemplo, dentre tantos: as três últimas diretoras do Hospital do Servidor foram mulheres – tivemos a Dra. Gilka Barbosa Lima Nery, a Dra. Érika Letícia Gonçalves Rodrigues e, agora, estamos com a dra. Maria Angela. Alguém quer mais prova do que essa?”, destacou o superintendente.

Ele garantiu que se fosse feito um levantamento na Instituição as mulheres ganhariam de lavada: “Não por serem mais bonitas, mas por serem mais competentes”. E para finalizar o Superintende ‘segredou’ seu sonho: “Cada vez que penso na humanização total, global, do atendimento oferecido aos nossos usuários, enfim, na humanização como marca do Iamspe, penso em vocês. Para mim, vocês são o símbolo da luta pela humanização. Vocês são a tradução da solidariedade, da compaixão, do amor. Felicidades a vocês não só por hoje, mas por todos os dias”.

A dra. Maria Angela afirmou que a tarefa do Centro será a de proporcionar atendimento resolutivo preventivo e de especialidades na área de mastologia, ginecologia e obstetrícia de forma rápida e eficaz. Com um andar destinado à sua criação, o Centro contará com vários serviços: o de Prevenção, de Obstetrícia, Ginecologia e de Mastologia e Oncologia Pélvica.

“A idéia é de agilizar todo o processo, moroso muitas vezes. Por exemplo, a paciente fará uma colposcopia. Dependendo do resultado, ela poderá, se quiser, fazer a cirurgia a laser do colo do útero no mesmo dia, no próprio ambulatório. Também estará à sua disposição um trabalho bárbaro de prevenção. Olha, será o CRSMSPE será um supercentro. Este é o maior presente que poderíamos dar vocês. Parabéns a todas”.

Depois de participar da abertura, ao voltar ao prédio da Administração, o Dr. Milton Flávio parabenizou às mulheres e entregou um poema e flores às funcionárias pelo seu dia.

Programação

  • No dia 09, fala o Dr. Samir Cahali, Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia. Em seguida, às 10 horas, o Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Fausto Farah Baracat, discorrerá sobre Câncer de Mama, tema preocupante e temido entre as mulheres.
  • No dia 10, às 9 horas, o Dr. William Habib Chahade, Diretor do Serviço de Reumatologia apresentará o tema Osteoporose e a Mulher – fatos e fantasias e, logo após, haverá uma abordagem sobre a área de Ortopedia, com a prevenção de fraturas do quadril.
  • No dia 11, quinta-feira, haverá uma homenagem diferenciada para a mulher da terceira idade: o Dr. Júlio Barone, Diretor do Serviço de Odonto-Estomatologia, coordenará no espaço do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) a palestra sobre Saúde Bucal da Mulher na Terceira Idade, das 8 às 10 e das 12 às 16 horas. Neste intervalo, a Dra. Vera Lúcia Teixeira falará sobre Obesidade Mórbida, no Anfiteatro B.
  • No dia 12, as doutoras Sandra Laranja e Maria Vera Cruz de Oliveira encerram a Semana discorrendo sobre Prevenção de Doença Renal na Mulher e Tabagismo e a Mulher.

    Da Assessoria de Imprensa Iamaspe/HSPE

    C.C.


    Leia mais

  • Dia da Mulher: Agenda da Gestante é lançada pela Secretaria da Saúde
  • Dia da Mulher: Secretaria da Saúde realiza mutirão de exames contra câncer de mama e colo de útero
  • Dia da Mulher: Servidor Público oferece atendimento exclusivo às mulheres o ano inteiro
  • Dia da Mulher: Centro de Referência ao Idoso elege Miss Terceira Idade
  • Dia da Mulher: Hospital Pérola Byington celebra data com rosas às pacientes