Dia da Mulher: Líderes comunitárias de São Paulo recebem homenagem do Fundo Social

Eventos serão realizados na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher

sex, 05/03/2004 - 13h14 | Do Portal do Governo

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) programou dois eventos na próxima segunda-feira, dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher: uma homenagem às líderes comunitárias e às mulheres da terceira idade. Para o primeiro evento, que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, às 10 horas, foram convidadas todas as presidentes das 1,9 mil entidades cadastradas no Fundo, além de líderes comunitárias de bairros e favelas “O que pretendemos é prestigiar essas mulheres anônimas que desenvolvem um trabalho social voluntário tão bonito”, afirma a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin.

Na programação está prevista também a apresentação de uma peça teatral encenada pelo Grupo Instituto Criança Cidadã do Circo-escola Águia de Haya, bairro da zona leste da Capital. Na peça, uma avó conta para seus netos a história de sua vida, com seus sonhos, responsabilidades de mãe, profissional e esposa. Haverá ainda presentações musicais. “Meu sonho era reunir também todas as presidentes dos fundos municipais nesse dia, mas sei que elas têm compromissos em suas cidades,” diz a primeira dama do Estado.

O segundo evento – homenagem às mulheres da terceira idade – ocorrerá no período da tarde, às 15 horas, na sede do Fundo Social de Solidariedade. Na programação, música e dança com apresentações dos participantes do Espaço de Convivência do Idoso, um dos programas do Fundo.

Presidente do Fundo Social visita a Imprensa Oficial

“Uma empresa que se preocupa com o ser humano”. Assim elogiou o trabalho desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado, a presidente do Fundo Social, ao visitar a empresa, na tarde de ontem, dia 3.

Maria Lúcia Alckmin conheceu de perto os projetos sociais desenvolvidos pela I.O. – o Acessa São Paulo e o programa de doações de aparas de papel para as entidades sociais. Além disso visitou o Centro de Convivência Infantil (CCI) da empresa. “É isso o que queremos: o Governo do Estado respeitando as pessoas”.

A presidente do Fussesp tem visitado diversas instituições para apresentar os programas e projetos realizados pelo Fundo Social. A Imprensa Oficial foi incluída neste roteiro, uma vez que é parceira e colaboradora em diversas ações, e na multiplicação das informações, através das notícias do Diário Oficial.

Acompanhada por Arlete Arce, colaboradora do Fundo Social, também visitou a Redação, a Impressão Digital, a Gráfica e a Pré-Impressão. D. Lu Alckmin ficou impressionada com as duas mil páginas diárias publicadas pela Imprensa Oficial em seu Diário Oficial e com o aparato exigido para esse fim. “Fiquei encantada com o trabalho desenvolvido pela Imprensa. O Acessa São Paulo, com o esforço de promover a inclusão social, bem como a doação das aparas de papel têm sido muito importantes para as entidades sociais. Já conhecia a empresa e neste meu retorno pude constatar que ela cresceu muito, parece uma cidade”, completou.

Novidades no Fundo Social

Durante a visita, a presidente do Fundo Social informou que no final de abril está previsto o início da ‘Campanha do Agasalho 2004’. A novidade deste ano é que o ator Rodrigo Santoro será o embaixador da campanha. Outra boa notícia: as padarias artesanais estão ultrapassando fronteiras. Ontem, às 11 horas, o Ministro de Produção e Comércio da Venezuela, Wilmar Castro Soteldo, conheceu o projeto das padarias artesanais e revelou a intenção de levá-lo à Venezuela. A presidente do Fundo já tem o convite para inaugurar a primeira unidade naquele país.

A Imprensa Oficial e a responsabilidade social

  • Acessa São Paulo
    Criado pela Imprensa Oficial em julho de 2000, o Acessa São Paulo é o maior e mais ambicioso programa de inclusão digital do País. Registra números impressionantes: quase 6 milhões de atendimentos com 30 minutos de utilização; quase 400 mil pessoas cadastradas e 15 mil alunos em cursos on-line. Atualmente, o Acessa São Paulo conta com 144 Infocentros espalhados por todo o Estado. Em setembro do ano passado abriu um posto interno na Imprensa Oficial.

  • Aparas de Papel
    O Projeto Aparas de Papel foi elaborado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. As aparas são transformadas em recursos para as entidades Hospital do Câncer, Lar Escola São Francisco, Fundação Dorina Nowill e Apae que, em cinco anos, transformaram a doação de aparas em R$ 4,5 milhões.

  • Centro de Convivência Infantil
    Os filhos de até sete anos incompletos dos funcionários da Imprensa Oficial podem freqüentar o Centro de Convivência Infantil (CCI). Nesse espaço, as crianças se desenvolvem com recursos pedagógicos e de lazer, incluindo a cobertura nutricional e assistência integral. A qualidade dos serviços do CCI recebeu o Prêmio Top RH 2003. Para os colaboradores que exercem suas atividades fora da sede ou que trabalham em turnos diferenciados e, portanto, estão impossibilitadas de trazer seus filhos para o CCI, a empresa oferece o auxílio creche.

    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)