Dia da mulher: IPT realiza bate-papo com o tema ‘As mulheres na era tecnológica’

IPT realiza eventos e debates sobre papel feminino em avanços científicos e tecnológicos

sex, 05/03/2004 - 20h34 | Do Portal do Governo

Debater o papel da mulher na pesquisa científica e tecnológica. Esse é o tema do Bate-Papo desta terça-feira, dia 9, como parte dos eventos da Semana da Mulher no IPT.

Desde 2002 a Semana da Mulher faz parte do Calendário Institucional do IPT. O evento chega agora à sua terceira edição, abordando as diversas facetas do universo feminino com foco no ambiente da pesquisa. Será realizada uma ampla gama de atividades, no período de 8 a 12 de março. Para Ros Mari Zenha, uma das coordenadoras da Semana no IPT, há um compromisso implícito nesta programação. ‘Nós, mulheres, assumimos com a Direção a responsabilidade de incrementar o espaço para a mulher na atividade científica e tecnológica, trabalhando em sintonia com movimentos femininos internacionais.’

Neste ano, IPT e Escola Politécnica da USP, a Poli, comemoram a semana em conjunto. O Instituto fará o lançamento de CD-ROM intitulado Comunidade de prática – mulher, ciência e tecnologia. A Poli lançará o livro Mulheres politécnicas, histórias e perfis. A busca constante de espaço para a mulher nas atividades científicas e tecnológicas ocorre no País à luz da Declaração de Budapeste, lançada na Conferência Mundial da Ciência organizada pela Unesco, órgão das Nações Unidas para educação e cultura.

Programação da III Semana da Mulher IPT 2004

Segunda-feira, dia 8 de março

das 11h às 12 horas
Abertura da III Semana da Mulher no IPT
– Encenação da peça Pequenas Diferenças na Vida de um Casal
– Antonio Ribeiro, Zilda Nilza Batista e Viviane Frigatto Paiatto (IPT)

das 16h às 18h30
Mesa-redonda As Mulheres Politécnicas:
Homenagem da Escola Politécnica da USP no Dia Internacional da Mulher.
Lançamento do livro Mulheres Politécnicas:
Histórias e Perfis, organizado pelas Profas. Maria Cândida Reginato Facciotti e Eni de Mesquita Samara. A mesa-redonda contará com a presença de Mônica Cassola, pesquisadora do IPT (Anfiteatro do Edifício Mário Covas Junior, Prédio da Administração/Poli).

Terça-feira, dia 9 de março

das 11h às 11h45
– Bate-papo com Eva Blay (USP) e pesquisadoras Kátia Canil e Vilma Alves Campanha – Grupo de Mulheres IPT sobre o tema ‘Mulher, Ciência e Tecnologia’, no endereço www.ipt.br/tecnologia/chat

das 11h às 12 horas
– Bate-papo ao ar livre promovido pelo Grêmio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sobre o tema Ciência e Tecnologia têm Masculino e Feminino?. Presença de Ros Mari Zenha, pesquisadora/Grupo de Mulheres IPT.

das 14h às 17 horas
Mesa-redonda sobre o tema Mulheres e Políticas Públicas

  • 14h-14h10 Gilson Schwartz – Cidade do Conhecimento IEA/USP
  • 14h10-14h15 Maria Beatriz Bacellar Monteiro – Pesquisadora/Grupo de Mulheres do IPT
  • 14h15-14h45 Maria Lucia da Silveira – Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura Municipal de São Paulo
  • 14h45-15h15 – Maria Amélia de Almeida Teles – União das Mulheres de São Paulo
  • 15h15-15h45 – Maria Ângela Moretzsohn – Sociedade Brasileira de Psicanálise
  • 15h45-16h15 – Deputada Ana Martins – grupo de parlamentares mulheres da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP
  • 16h15-17 horas – Debates

    Dia 10 de março

    11h45 às 12h15
    Sessão de prática de Yôga – Denise Lucchesi/Grupo de Mulheres IPT

    Dia 11 de março

    13h às 15 horas
    – Exibição do filme ‘Virgina’ (1991), do diretor Srdjan Karanovic, seguida de análise feita por Heloísa Buarque de Almeida, antropóloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP – PAGU.

    Dia 12 de março

    14h às 17h30
    Mesa-redonda sobre o tema Mulher, Ciência e Tecnologia

  • 14h-14h10 – Guilherme Ary Plonski – Diretor Superintendente do IPT
  • 14h10-14h15 – Ros Mari Zenha – Pesquisadora / Grupo de Mulheres IPT
  • 14h15-14h45 – Eugênia Maranhão Dias Figueiredo – Conselho Estadual da Condição Feminina / Associação de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude
  • 14h45-15h15 – Maria Conceição da Costa – Depto. de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da UNICAMP
  • 15h15-15h45 – Maria Tereza Citeli – Fundação Carlos Chagas
  • 15h45-16h15 – Deputada Estadual Célia Leão – Presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP
  • 16h15-17 horas – Debates

    Lançamento do CD-ROM Comunidade de Prática Mulher, Ciência e Tecnologia, contendo as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Mulheres do IPT em 2002 e 2003. Sorteio de dois quadros de Helena Dozzi Dantas e Ivone Vieira Luz de Freitas, doados pela comunidade do Instituto, e um quadro da artista plástica Rosa Iwasa.

    Nos dias 9 e 12 de março haverá exposição de obras da artista plástica Rosa Iwasa que tem na mulher uma de suas fontes de inspiração.
    Todas as atividades da III Semana da Mulher ocorrerão no prédio 36 – saguão e auditório Cid Vinio.

    Organização

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT

    Cidade do Conhecimento do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/USP

    Apoio

    Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da Universidade de São Paulo – NEMGE

    Agradecimentos

  • Artesãs da Comunidade da Vila Dalva
  • Espaço Tecnologia do Instituto do Legislativo Paulista – ILP/ALESP
  • Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SP
  • Serviço – Bate-papo no dia 09/03/2004, das 11h às 11h50 em www.ipt.br/tecnologia/chat.

    Mulher, Ciência e Tecnologia

    Eva Blay – Socióloga. Professora Titular da Universidade de São Paulo. Livre Docente e Doutora pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorado realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, no Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (1996).

    Tutora pela Rede Europea Interuniversitaria de Estudios Sociales Aplicados para Formação de Agentes de Igualdade de Oportunidades para Mulheres. Diretora Científica do Nemge (Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero) – NEMGE da Universidade de São Paulo – USP (1998-2004). Membro do Conselho Assessor do PRIGEPP – Programa de Cooperación Interregional para la formación de especialistas em Género y Politicas Publicas, Comisión Europea, Flacso, Argentina (desde 2001).

    Vilma Campanha e Kátia Canil – Vilma Alves Campanha. Licenciada em História Natural pela UNICAPE (Universidade Católica de Pernambuco). Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Geologia Regional pela UNESP (Campus de Rio Claro). Pesquisadora da Divisão de Geologia. Professora Doutora da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Autora de 3 livros paradidáticos. Membro da Comissão Organizadora das Semanas da Mulher. Kátia Canil. Geógrafa.

    Pesquisadora e responsável pela Seção de Processos e Riscos Geológicos da Divisão de Geologia do IPT. Mestre em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Doutorado em andamento com tema na área de Erosão e Riscos Ambientais – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Professora da Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica. Membro do Grupo de Mulheres, Ciência e Tecnologia do IPT.