Dia da Mulher: Governo oferece orientação jurídica gratuita à mulher

Procuradoria Geral do Estado presta assistência social e psicológica em casos de separação, divórcio e averiguação de paternidade

sex, 08/03/2002 - 12h31 | Do Portal do Governo

O Centro de Orientação Jurídica e Encaminhamento à Mulher (Coje) é um dos instrumentos mais bem-sucedidos que o Governo de São Paulo oferece para a mulher, por meio da Procuradoria Geral do Estado. Presta além de orientação jurídica, assistência social e psicológica gratuita em casos de separação, divórcio e averiguação de paternidade, entre outros, encaminhando o caso aos órgãos competentes. Promove tentativas de conciliação, em nome da mulher, com a parte contrária, que é convocada para conversar com um procurador do Estado.

A mulher que procura o Coje é atendida por uma assistente social, que examina a questão e dá o encaminhamento necessário. O procurador atende a consulente do ponto de vista jurídico e, se for o caso, faz a tentativa de conciliação.

Havendo acordo, o procurador prepara o documento e sua homologação, no caso de separação e divórcios consensuais. Quando não há acordo, e sendo carente a mulher, o caso é encaminhado à Procuradoria de Assistência Jurídica. Se a mulher puder pagar o processo, recebe orientação sobre atitudes e providências a tomar. O atendimento psicológico é dado por um convênio com a ONG Pró-Mulher.

Nos últimos anos, tem sido crescente o atendimento pelo órgão: 1.938 casos em 1997; 2.565 em 1988; 5.521 em 1999; 11.773 em 2000 e 19.998 no ano passado. Boa parte das consultas e queixas é resolvida por atendimento telefônico: 7 mil dos quase 20 mil casos apresentados em 2001.

Informações:
www.pge.sp.gov.br
Rua Tabatinguera, 34 – 8º andar – Capital – SP
Telefone: (11) 3105-5839

Takao Miyagui

Conheça algumas das várias ações que o Governo do Estado mantém em benefício da mulher:

* Programa recupera auto-estima de vítimas de violência sexual

* São Paulo conta com um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo

* Mais da metade das pessoas que receberam financiamentos do Banco do Povo Paulista são mulheres

* Em defesa da mulher, a ação de 125 delegacias de polícia

* Governo de São Paulo cria plantão para defesa da mulher vítima de violência