Dia da Mulher: Comemoração mantém tradição em escola da capital

Várias atividades diurnas, vespertinas e noturnas preencherão as horas desta data especial

qui, 04/03/2004 - 20h46 | Do Portal do Governo

Já tornou-se tradição na Escola Estadual Dr. Afiz Gebara, na zona leste da capital paulista, a celebração do Dia da Mulher, comemorado internacionalmente no dia 8 de março. Em 2004 não será diferente. Várias atividades diurnas, vespertinas e noturnas preencherão as horas desta data especial.

Pela manhã, as homenagens terão corais dos estudantes – com músicas como ‘Maria, Maria’ (Milton Nascimento/Fernando Brandt) – peças teatrais que realçam questões do universo feminino e poesias referentes ao tema, que só recentemente ganhou o merecido destaque, mostrando que muitas das conquistas das mulheres são mais do que tardias.

Haverá também exposições dos melhores trabalhos interdisciplinares realizados pelos alunos neste início de semestre. E apresentação de biografias das grandes celebridades femininas que marcaram época.

A noite trará mais homenagens às mulheres que não tiveram a chance de estudar na infância. Elas reservam este período para tentar recuperar o tempo perdido participando dos cursos do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Muitas são mães que, como os homens, lutam durante o dia no trabalho, mas também cuidam dos filhos.

Na ocasião serão mostradas cenas em vídeo da atuação delas durante as aulas, filmadas por professores gratos pela dedicação das colegas e pela atenção das alunas. “A iniciativa dos programas sempre partiu dos homens aqui na escola. Eles estão engajados em mostrar aos alunos que a divisão de tarefas já é uma realidade hoje, mas deve ser cada vez mais preservada”, observou a professora Maria Aparecida Aguiar Correia da Rocha, diretora da instituição.