Dia da Mulher: Casa de Maria comemora dois anos no Dia da Mulher

Gestantes têm acesso a quartos exclusivos, banheiras e todas técnicas de parto humanizado

sex, 05/03/2004 - 20h41 | Do Portal do Governo

A Casa de Maria, uma instituição especializada em partos da Secretaria de Estado da Saúde, completa dois anos nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, com um diferencial: com infra-estrutura encontrada apenas nos melhores hospitais do país, o local tem capacidade para dobrar o número de partos realizados atualmente.

A entidade pode realizar 230 partos por mês, com equipe e todos equipamentos disponíveis às futuras mães, mas tem feito cerca de 100 procedimentos mensais, em média. ‘Apesar do excelente atendimento e da infra-estrutura, o espaço ainda é sub-utilizado pelas gestantes devido ao desconhecimento de médicos e mulheres sobre a existência do local’, afirma Carlos Alberto Panegua Ferreira, diretor do Hospital Geral de Itaim Paulista, onde a Casa está localizada.

A Casa de Maria foi totalmente planejada para atender as gestantes durante a chegada do bebê. Conta com quartos equipados com banheiras de hidromassagem e bolas e barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o nascimento do bebê. A família tem total acesso à gestante durante todo o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o bebê no momento do nascimento.

Após o nascimento, a criança é colocada junto à mãe para incentivar a amamentação e recebe seu primeiro banho de imersão, que é realizado por um familiar. O bebê ainda é levado a uma sala de conforto e a mãe, para um quarto coletivo.

Em média, mães e bebês ficam apenas 12 horas na casa, podendo ir para casa rapidamente. Antes da alta, porém, as mães recebem orientação sobre amamentação, planejamento familiar, noções de higiene e cuidados com a criança.

Em caso de emergência as mães e seus bebês são encaminhados imediatamente ao Hospital Geral de Itaim Paulista, onde têm acesso livre aos médicos e toda a infra-estrutura disponível.

Para ter acesso à Casa de Maria, a gestante precisa ser encaminhada pelo hospital ou Unidade Básica de Saúde em que faz o acompanhamento da gravidez. Após a 32ª semana de gestação, a família pode conhecer o local e se ambientar à Casa e à filosofia empregada. O atendimento, no entanto, é iniciado após a 37ª semana, quando a parturiente faz a primeira avaliação médica e começa a ser acompanhada semanalmente pela equipe da Casa de Maria.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.