Dia da Mulher: As mulheres no Metrô já são 19% dos metroviários

Mulheres atuam até mesmo na manutenção

ter, 08/03/2005 - 15h53 | Do Portal do Governo

Exercendo as mais variadas atividades estão 1.394 metroviárias, quatro delas nascidas no Dia Internacional da Mulher e nove admitidas nesta data.

O Metrô de São Paulo é uma empresa que se antecipou à tendência mundial no mercado de trabalho para as mulheres. Já no início de sua formação, a Companhia tinha definido um percentual de vagas específico destinado às mulheres, o que correspondia a 15 ou 20% do seu quadro funcional. Hoje, as vagas são preenchidas por concursos públicos, onde não há distinção de sexo e as mulheres totalizam 19% do quadro da empresa, com cerca de 7.300 empregados.

Um dos cargos da área operacional, predominantemente masculino no passado, é o de operadora de trem. O primeiro grupo de mulheres a atuar nessa função começou em 1986. Hoje, 82 mulheres estão nessa atividade, o que corresponde a 11% do quadro operativo.

Entre os agentes de segurança, há 102 mulheres com idade mínima de 21 anos e altura mínima de 1m65, que não se intimidam com situações do dia-a-dia. Elas são responsáveis por executar ações preventivas, corretivas e repressivas nas estações, trens e terminais, com a finalidade de zelar pela segurança do usuário, patrimônio e sistema operacional, prestar atendimento de primeiros socorros, e demais atividades. Como não utilizam armas, dois dos principais aliados para o pleno desempenho das atividades dos agentes são o condicionamento físico adequado e vários tipos de treinamentos, inclusive de técnicas de defesa pessoal, imobilização.

As agentes de estação, que trabalham nas bilheterias, catracas e salas de supervisão operacional das estações, totalizam 412 mulheres, o que representa 36% do quadro de pessoal da empresa.

As mulheres na manutenção

Averiguando as condições das estruturas das estações e túneis, fazendo medições elétricas, projetando soluções ou especificando alterações e melhorias no sistema metropolitano estão as mulheres da manutenção, sem perder a vaidade. Elas totalizam sete nessas atividades técnicas, que até bem pouco tempo eram desenvolvidas somente por homens. Foram chegando de ‘mansinho’ e disseram não sentir preconceito. ‘Apenas sentíamos que eles desconfiavam que não saberíamos o que fazer nas situações em que éramos chamadas’, afirmam.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Urbanos

F.C.