Dia da Criança: Museu do Ipiranga oferece brincadeiras e exposição durante este mês

Programação abrange oficinas com brincadeiras infantis e mostra de brinquedos e bonecas das décadas de 30 e 40

sex, 07/10/2005 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) terá programação especial para as crianças neste mês. Desde segunda-feira ocorre a exposição Brincando de Casinha com Inah. Para a Semana da Criança está previsto ciclo de palestras sobre a infância e, ao longo de todo o mês, recreações específicas para a garotada, orientadas pelo serviço educativo do museu.

A mostra resulta da doação de bonecas e brinquedos de Inah Meirelles Faria Guimarães, que, quando criança – no final dos anos 30 -, ganhou uma casinha especialmente construída para suas brincadeiras, na cidade de Araras. A exposição mostra, também, os brinquedos que ela tinha na sua casa em São Paulo. Os objetos da casinha de dona Inah estarão em salas ambientadas, que reproduzem a antiga casinha daquela época, com cozinha, sala de visitas e sala de jantar, com todos os móveis utilizados pela menina Inah. São mostrados também outros jogos e brinquedos dos anos 30 e 40, para meninos e meninas. Algumas peças do acervo do museu são exibidas pela primeira vez. A exposição permanecerá aberta por seis meses.

Atividades lúdicas

As oficinas e atividades para crianças recuperam e rememoram antigas brincadeiras infantis, como pião, bilboquê e ioiô. O museu terá monitores para orientar atividades lúdicas para meninos e meninas. Para participar, é preciso agendar. ‘Nossa finalidade é propor ocupações que levem ao brincar’, conta a professora Denise Peixoto, responsável pelo Serviço Educativo do museu. As oficinas para crianças serão realizadas às terças e quintas-feiras, às 10 horas; quartas e sextas-feiras, às 14 horas; sábados e domingos, às 11 e às 14 horas.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/no – Telefone (11) 6165-8000. Visitação: de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Ingressos: R$ 2,00. Menores de 6 anos, maiores de 60 e portadores de deficiências físicas não pagam. Informações e agendamento para as oficinas pelos telefones (11) 6165-8055 e 6165-8053

Sirlaine Aiala da Agência Imprensa Oficial
C.A.