Dia ‘D’ de combate à dengue intensifica ações para eliminar focos da doença

Governo do Estado desenvolve atividades para conscientizar a população

sáb, 23/03/2002 - 11h15 | Do Portal do Governo


Governo do Estado, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, desenvolve atividades para conscientizar a população

A população do Estado de São Paulo está mobilizada neste sábado, dia 23, na luta contra a dengue. O “Dia D” de combate à doença foi instituído pelo governador Geraldo Alckmin com o objetivo de conscientizar a população, mobilizando todos os setores da sociedade em ações efetivas na erradicação de focos do mosquito.

A abertura da campanha foi na Escola Estadual Antônio Emílio de Souza Pena, na Freguesia do Ó, com a presença do governador. Segundo Alckmin, o trabalho na escola é fundamental para fazer a prevenção da doença, pois a conscientização dos alunos e pais se estende à comunidade. “A população precisa entender que não basta uma única revisão na casa, no quintal e no jardim. É necessário que isso seja feito depois de cada chuva novamente”, explicou.

A Secretaria da Educação desenvolveu um programa de ampla mobilização em todas as escolas estaduais, com a conscientização e orientação dos alunos para os perigos da existência de focos de mosquito. Cerca de seis mil escolas da rede pública estarão abertas hoje até às 18 horas, para atividades de conscientização e mobilização da comunidade em prol da erradicação de focos e criadouros do mosquito. Durante todo o dia serão realizadas palestras, exposições, dramatizações, além de uma varredura nas dependências dos prédios escolares.

A idéia de um dia dedicado à luta contra a doença é de educar a população para eliminar, totalmente, locais propícios à proliferação, chamados de criadouros, do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. O Governo do Estado está distribuindo dois milhões de folhetos explicativos, produzidos pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão vinculado à Secretaria da Saúde. A distribuição é organizada pela Defesa Civil.

Segundo o secretário de Saúde, José da Silva Guedes, este ano é a primeira vez que a população está consciente de que a dengue mata. “Não ter dengue significa controlar o mosquito”, alertou Guedes, acrescentando que é preciso preservar o meio ambiente, fazer com que o nosso fundo de quintal não tenha focos de mosquito. ‘Isso é uma luta de todos os dias’, alertou.

Está sendo divulgada a importância da vigilância dentro das casas, para que se evite o acúmulo de água parada em garrafas, pneus ou pratos de vasos, entre outros recipientes. Lavar e escovar semanalmente o aparador para contenção de água dos bebedouros, verificar semanalmente se existe acúmulo de água em fossos de elevadores e mudar plantas que estão em vasos com água para vasos com terra, são algumas das ações que estão sendo intensificadas.

Além da intensa mobilização, tanto em ações práticas como informativas, que vem sendo realizada pelas equipes de saúde, vigilância sanitária e voluntários, a Secretaria Estadual da Saúde está implementando medidas específicas neste “Dia D”, entre elas um arrastão de eliminação de criadouros, com a participação do Exército, no bairro do Ipiranga; orientação à população, promovidas em parceria com o supermercado Carrefour, na unidade do Shopping Center Butantan; arrastão de eliminação de criadouros realizado por agentes de Saúde, pela Frente de Trabalho do Governo do Estado e por voluntários no bairro Rochdale, em Osasco.

Mais informações podem ser obtidas pelo: Disque Dengue 0800-7720988
Equipe técnica da Sucen: (0 XX 11) 3815-0195
E-mail: ouvidoria@sucen.sp.gov.br
Saiba mais sobre a Dengue no site da Sucen: www.sucen.sp.gov.br