Devolução: Procon orienta consumidores que adquiriram ingressos para show do Metallica

Turnê da banda norte-americana na América do Sul foi cancelada

ter, 21/10/2003 - 18h08 | Do Portal do Governo

Os shows do grupo Metallica foram cancelados. A banda, que faria duas apresentações no Brasil, cancelou sua vinda por ‘esgotamento físico e mental de seus integrantes’, segundo informou a CIE Brasil, empresa responsável pela turnê do grupo.

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta como os consumidores que já compraram o ingresso devem proceder para reaver o dinheiro investido. Vale esclarecer que a promotora do evento é responsável pela devolução imediata dos valores pagos pelos ingressos. Ela deve também informar, de maneira clara, e de preferência nos mesmos canais que utilizou para a publicidade de venda, o local e horário para a restituição integral do dinheiro. A empresa não poderá dificultar a devolução ao consumidor e deverá disponibilizar diversos canais para a efetiva restituição.

Segundo a assessoria da CIE do Brasil, cerca de 23 mil ingressos haviam sido vendidos para o show de São Paulo (que seria realizado no dia 1º de novembro) e outros seis mil para o evento que aconteceria no dia 31 de outubro, no Rio de Janeiro. Os preços dos ingressos variavam de R$ 50 a R$ 120, com a opção de compra de meia entrada, mediante apresentação de documentos. Porém, o Procon-SP constatou que a meia entrada estava sendo vendida apenas em um local, o que é ilegal. O Código de Defesa do Consumidor determina que a meia entrada deve ser vendida em todos os pontos de venda disponível para o evento, show ou jogo esportivo.

Segundo a assessoria da CIE Brasil, a localização dos postos de devolução dos ingressos será divulgada na tarde desta quarta-feira, 22. A Fundação Procon-SP está alerta para esta operação e acompanhará a devolução integral dos valores gastos por todos os consumidores que adquiriram ingressos.

Dúvidas ou reclamações podem ser sanadas nos postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera. Por cartas, a caixa postal é 3050 CEP 01061-970 / SP. O atendimento por fax é pelo 3824-0717 e o site do Procon-SP é www.procon.sp.gov.br.

Da Secretaria da Justiça

M.J.