Detran realiza campanha preventiva com o tema Álcool x Trânsito

nd

seg, 24/09/2001 - 16h11 | Do Portal do Governo

Durante a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, o Detran de São Paulo realiza uma campanha preventiva com o tema Álcool X Trânsito.

Com o objetivo de conscientizar os condutores sobre os perigos causados pelo consumo excessivo de álcool antes da condução de veículo automotor, a campanha foi desenvolvida por meio da distribuição de folhetos explicativos, exposição de banners e cartazes, além de palestras.

Segundo especialistas, cerca de 50% dos acidentes de trânsito têm como causa o consumo de álcool e outras drogas. Isto acontece porque, após o consumo de 0,6 a 0,8 g/l de álcool, o equivalente a meia dose (84 mililitros) de bebida destilada (pinga, conhaque etc.), os efeitos sobre uma pessoa com peso de 63 kg são os seguintes: reflexos e a coordenação motora mais lentos, visão prejudicada, autoconfiança exagerada e o senso de responsabilidade praticamente desaparece.

A multa para quem dirige embriagado é de 900 ufirs, hoje correspondente a R$ 957,69. Além disso, o condutor tem sua carteira suspensa por um período de até 12 meses, perda de sete pontos na CNH e detenção de seis meses a três anos.

A Semana Nacional do Trânsito deste ano contou com a participação da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e do Big Supermercado de Santo Amaro (zona sul da capital).

Como atração para quem se dirigiu ao prédio do Detran da Capital, na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, houve a exposição de carros antigos no pavimento térreo: um Chevrolet Bel Air 1955, um Cadillac 1941, um Chevrolet Master De Luxe 1934, um Chevrolet 1929 e um Chevrolet 1915, o modelo da marca mais antigo no país.

‘A Semana Nacional do Trânsito deste ano buscou, em todas as suas atividades, conscientizar e sensibilizar a população, em particular aos motoristas e aos jovens – que dentro em breve estarão dirigindo -, sobre os cuidados com o consumo de álcool. Qualquer veículo automotor, quando conduzido por uma pessoa embriagada, torna-se uma arma capaz de causar tragédias e destruir projetos de vida’, afirmou o diretor do Detran-SP, José Francisco Leigo.