Detran oferece novos postos para defesa de suspensão de habilitação

Condutores que acumulam 20 pontos em 12 meses ou cometem uma falta gravíssima podem ter habilitação suspensa

seg, 11/08/2003 - 17h58 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está oferecendo novos postos de atendimento para a entrega de eventual formalização de defesa para os motoristas que atingiram 20 pontos na carteira em decorrência de infrações de trânsito e estão sujeitos a ter sua habilitação suspensa.

A partir de agora, a documentação poderá ser entregue no Setor de Pontuação, localizado no 4º andar do prédio do Detran-SP; por correspondência, com o envio de carta registrada (o aviso de recebimento serve como comprovante), endereçada ao Setor de Pontuação do Detran-SP, Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, bairro do Ibirapuera, São Paulo/SP, CEP 04094-907; ou ainda nos postos do Poupatempo Sé, Santo Amaro ou Itaquera.

Para comodidade dos motoristas, basta formalizar o requerimento dirigido ao Setor de Pontuação do Detran-SP, contendo as razões da defesa, bem como os dados pessoais e endereço do condutor, além de cópia simples da Carteira de Habilitação, de RG e CPF, da notificação de suspensão e do comprovante de residência (conta de luz, telefone, etc.). O documento deve ser protocolado no local escolhido pelo requerente.

As suspensões do direito de dirigir são aplicadas a condutores de veículos que cometeram infrações do trânsito e acumularam, no período de 12 meses, a contar da primeira multa, 20 pontos, ou tiveram uma falta gravíssima, como dirigir embriagado ou participar de ‘rachas’. A suspensão do direito de dirigir varia de um a 12 meses para quem teve 20 pontos na carteira pela primeira vez e de seis meses a dois anos para os reincidentes.

Nesse período, o motorista deverá passar por um curso de reciclagem. No final da suspensão, o condutor deverá procurar o Detran e apresentar o certificado do curso de reciclagem para retirar a Carteira e poder voltar a dirigir.

Para mais informações sobre suspensão de Carteira de Habilitação e para saber a pontuação, acesse o site do Detran-SP www.detran.sp.gov.br

Cíntia Cury