Detran de São Paulo realiza campanha com tema ‘Álcool x Trânsito’

Projeto faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito

qua, 19/09/2001 - 13h38 | Do Portal do Governo

Projeto faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito

O Detran de São Paulo está realizando uma campanha preventiva com o tema Álcool X Trânsito. O projeto faz parte da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

O objetivo é conscientizar os condutores sobre os perigos causados pelo consumo excessivo de álcool antes da condução de veículo automotor. Segundo médicos especialistas, os reflexos e a coordenação motora ficam mais lentos, a visão é prejudicada, a autoconfiança se torna exagerada e o senso de responsabilidade praticamente desaparece. Cerca de 50% dos acidentes de trânsito têm como causa o consumo de álcool e outras drogas.

Desenvolvida por meio da distribuição de folhetos explicativos, exposição de banners e cartazes e palestras, a campanha conta também com a participação da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e do Big Supermercado de Santo Amaro (zona sul da capital).

Os monitores do Programa Clube Bem-te-vi, idealizado para ensinar noções de trânsito e cidadania nos municípios do interior do Estado, realizarão palestras para 20 mil crianças e adolescentes dos municípios de São José do Rio Pardo, Itapecerica da Serra e Guarulhos. No município de Tatuí e na Capital também haverá eventos voltados para agentes municipais e estaduais de trânsito e para adultos, crianças e adolescentes interessados em participar.

Para o diretor do Detran-SP, José Francisco Leigo, ‘o prazer de dirigir, principalmente dos jovens, não deve ser transformado em uma aventura, cujos resultados podem ser trágicos e irreparáveis.’

Outra atração da Semana Nacional do Trânsito deste ano é a exposição, no pavimento térreo do prédio do Detran, na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, Capital, de um Chevrolet Bel Air 1955, um Cadillac 1941, um Chevrolet Master De Luxe 1934, um Chevrolet 1929 e um Chevrolet 1915, o modelo da marca mais antigo no país.