Detentas de São Paulo com direito a visitas íntimas

A cada domingo, 40 presidiárias da unidade de Tatuapé poderão receber visita de maridos e companheiros

sex, 18/01/2002 - 15h30 | Do Portal do Governo

O que era chamado de Pavilhão do Castigo – queimado durante rebelião no ano passado – agora está pronto para ser o Pavilhão do Encontro: começa neste domingo o programa de visitas íntimas para as detentas da Penitenciária Feminina do Tatuapé. Vinte celas foram especialmente preparadas nesse pavilhão, para que as detentas recebam seus maridos ou companheiros, em visita íntima. Cada casal poderá permanecer nos novos quartos, que têm chuveiro privativo, durante duas horas e meia, uma vez por mês. São 220 as vagas do presídio.

As visitas íntimas em penitenciárias, direito já alcançado há anos pelos homens, são antiga reivindicação das mulheres detidas em São Paulo. Antes de montar o programa, a Secretaria de Administração Penitenciária fez uma pesquisa com as reclusas, para conhecer a demanda e definir os mecanismos do sistema.

Todas as detentas podem solicitar essas visitas e cada uma delas terá direito a um encontro íntimo em um domingo por mês. Nos demais domingos, receberá visita de filhos, parentes e amigos. Os maridos e companheiros foram previamente identificados e cadastrados, depois de comprovada existência de relação estável com a detenta.

O programa de visitas íntimas funcionará em dois turnos (um pela manhã, outro à tarde), atendendo a 40 detentas por fim-de-semana ou 160 a 200 por mês. As visitas seguirão agenda de acordo com a apresentação do pedido.

Antes da visita, os homens recebem orientação sobre comportamento, sexualidade, prevenção contraceptiva, etc. Noventa por cento das detentas informaram, no questionário, que não pretendem engravidar na prisão.

Penitenciária Feminina do Tatuapé
Rua Ulisses Cruz, 95 – Tatuapé – São Paulo – SP
Tel.: (11) 6692-6224 / 608-1426