Destaque do D.O.: Publicado edital para licitar a demolição da Casa de Detenção do Carandiru

nd

qua, 23/01/2002 - 9h18 | Do Portal do Governo

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 23, publica o edital de licitação para a demolição da Casa de Detenção do Carandiru. A área a ser totalmente demolida compreende cerca de 200 mil metros quadrados, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Ataliba Leonel. Sete pavilhões da Casa de Detenção e seu reservatório de água serão demolidos pelo processo de implosão.

A zona considerada como ‘Mata Atlântica’ será mantida intocada e totalmente protegida durante a execução dos serviços. A demolição será feita com o emprego de explosivos e também por meios mecanizados e convencionais, para permitir o arrasamento da área de forma rápida, com um mínimo de transtornos para as áreas vizinhas.

De acordo com o edital, a área a ser desativada deverá ser entregue completamente limpa, com entulhos esmagados, acomodados, estabilizados e adensados, pronta para o projeto de reurbanização previsto. Na fase preparatória à detonação dos explosivos, deverá ser feito o cadastramento das áreas e imóveis vizinhos que possam ser afetados pelo seu impacto. O plano de fogo deverá ser apresentado com antecedência aos órgãos de proteção ambiental, de transportes, (CET, Metrô, Detran) e às concessionárias de serviços públicos.

A empresa contratada deverá ainda desativar os sistemas de água, energia, gás e telefonia, entre outros, além do desmonte e retirada de todos os materiais. Tudo que tiver possibilidade de reutilização deverá ser indicado e cadastrado. Os produtos de demolição que tenham quaisquer substâncias tóxicas e nocivas à saúde, e metais que possam contaminar o sub-solo, deverão ser obrigatoriamente retirados, e não poderão ser espalhados ou retirados no local. Com o monitoramento da Secretaria de Administração Penitenciária, a empresa deverá entre outras ações, elaborar e divulgar o esquema de segurança junto à população, inclusive o plano de evacuação e determinação das áreas de segurança nas proximidades.

O processo de demolição por implosão se baseia na técnica de uso de explosivos que rompem as estruturas de sustentação, possibilitando o desmonte da edificação por seu peso próprio.

Leia também:

  • Onze novos presídios irão abrigar os prisioneiros da Casa de Detenção