Desfile da escola de samba Leandro de Itaquera homenageia o governador Mário Covas

Apresentação fechou o desfile paulista neste domingo, com o samba enredo 'Mário Covas: São Paulo, Brasil, meu Orgulho, meu Amor'

dom, 10/02/2002 - 8h42 | Do Portal do Governo


O desfile das escolas de samba de São Paulo foi encerrado neste domingo, dia 10, com uma homenagem ao governador Mário Covas. A escola Leandro de Itaquera foi a última a sacudir as milhares de pessoas que compareceram ao sambódromo do Anhembi.

O samba enredo “Mário Covas – São Paulo, Brasil, meu Orgulho, meu Amor”, contou a história política e um pouco da vida de Covas. Entre os espectadores estava o governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin.

Dona Lila Covas participou do desfile no carro alegórico que fechou a apresentação da Leandro de Itaquera. Com as cores da bandeira do Brasil, o carro levava diversos integrantes da família Covas.

Ao lado de dona Lila, desfilou o padre Rosalvino, amigo da família e líder comunitário do bairro de Itaquera, na Zona Leste da Capital. “Quando a escola me convidou para desfilar, eu disse que aceitaria se o padre Rosalvino também participasse, e ele aceitou”, disse Lila Covas.

Ela contou que a homenagem partiu da própria população da Zona Leste. “Desde a época em que o Mário foi prefeito de São Paulo, o povo de Itaquera já era agradecido e o saudava”, lembrou, referindo-se, especialmente, a construção de casas populares por meio de mutirões.

Os mutirões da casa própria também marcaram a administração de Covas no Governo do Estado. No primeiro mandato, entre 1995 e 1998, foram entregues 120 mil unidades habitacionais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Esta iniciativa também foi destacada na apresentação da Leandro, com um carro alegórico exaltando o projeto habitacional. Ao lado do carro, centenas de pessoas portadoras de deficiência física desfilaram em cadeiras de rodas. Covas criou um programa, em 1995, que oferece acesso à moradia a portadores de deficiência e idosos. Eles participam de um sorteio público separado das demais pessoas, e contam com um número determinado de casas exclusivas.

A Estação Júlio Prestes, no Centro da Capital, a reforma da Bolsa Oficial do Café, em Santos, a Polícia paulista, e a liderança do Estado de São Paulo também foram destaques no desfile.

Bastante emocionada, dona Lila lembrou da época em que assistia aos desfiles ao lado de Covas. “Nós sempre gostamos de carnaval e assistíamos o desfile inteiro na avenida. Essa é uma homenagem que mexe muito comigo”, afirmou.

O governador Alckmin recordou que quando era estudante de Medicina chegou a desfilar no Carnaval, em um bloco chamado “Nero”. Ele destacou que o reconhecimento da Leandro de Itaquera tem um valor especial.

“É uma homenagem bonita porque é popular, e o governador Mário Covas gostava de gente, gostava de povo”, disse. Alckmin acrescentou que o Carnaval de São Paulo é hoje uma festa nacional. “Cada ano que passa está mais bonito.”

O samba da Leandro de Itaquera ressaltou a força do leão, que é o símbolo da Escola, e que também representa a garra demonstrada por Covas durante toda sua vida pública, principalmente ao enfrentar o câncer até o último momento, como no refrão do samba da Leandro: ‘Liberdade, paz e amor no coração. Aplausos a Mário Covas, orgulho da nossa nação’.

Covas foi eleito governador do Estado de São Paulo por duas vezes pelo voto direto, nos anos de 1995 e 1999. Também foi prefeito da cidade de São Paulo, senador e deputado federal. A seriedade, honestidade e a democracia foram as marcas de suas administrações.

Nascido em Santos, foi um apaixonado torcedor do time alvi-negro praiano, bi-campeão mundial interclubes na década de 60.

Além da Leandro de Itaquera, as escolas Unidos do Peruche, Morro da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Rosas de Ouro, Vai-Vai, e Água de Ouro se apresentaram neste domingo.

Rogério Vaquero