Desenvolvimento: Turismo rural desponta como alternativa em cidades do circuito das águas

Cidade de Águas de Lindóia tem 220 propriedades agrícolas, todas pequenas propriedades familiares

sex, 21/05/2004 - 16h33 | Do Portal do Governo

Muitos agricultores do Circuito das Águas estão optando pelo turismo rural em suas propriedades como mais uma alternativa de renda. Tudo começou com os treinamentos oferecidos pelo PRONAF – Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar.

Esse tipo de agricultura representa em São Paulo, 70% das propriedades agrícolas, envolve o trabalho de mais de 400 mil pessoas e é responsável por 19, 5% do valor bruto da produção. Os municípios de Lindóia e Águas de Lindóia são alguns dos municípios, pertencentes a CATI – Regional de Bragança Paulista que já desenvolvem projetos nessa área.

A cidade de Águas de Lindóia tem 220 propriedades agrícolas, todas consideradas pequenas propriedades familiares. As culturas tradicionais são o café e o leite. Mas o turismo rural desponta como opção de renda e já foi elaborado um projeto que envolve um grupo de empresários do setor hoteleiro, a CATI, o SAI e a Prefeitura Municipal.

Hoje a cidade possui sete produtores envolvidos no projeto: o Rancho da Fronteira oferece aulas de equitação, cavalgadas ecológicas, lanchonete, pesque e pague, entre outras atividades; o Sítio Monte Alegre, cuja principal atividade é a pecuária leiteira, além do café da tarde no sítio, oferece os derivados de leite; as Faculdades Oswaldo Cruz, desenvolvem o Projeto Mundo Verde, que consiste no cultivo e processamento de plantas medicinais; a Dr. Tozzi Cosméticos oferece sabonetes de glicerina, feitos a mão, todos produzidos com água mineral, com óleos, essências e extratos naturais; o Rancho São Nicolau oferece passeios a cavalo e charretes, bem como aulas de equitação e relaxamento equestre; o Pesqueiro do Engenho posssui quatro tanques de pesca com grande variedade de peixes, além da tradicional comida caseira e, por fim, o Engenho do Barreiro, com a mostra de diversas antiguidades como o moinho de fubá de pedra, o monjolo de madeira, o alambique de pinga, o engenho de cana movido a cavalo e o casarão centenário.

Isso só foi possível graças ao Programa Municipal de Turismo Rural. A prefeitura se encarrega de transportar os turistas, com roteiro organizado, e as propriedades oferecem seus produtos e serviços. O projeto já está em vigor há dois anos. O que fica claro é que a região tem potencial para o turismo rural, sem deixar de manter a característica de rural.

Informações na Casa da Agricultura de Águas de Lindóia – fone (19) 3834-3116 – Silvio.