Desenvolvimento Social: Secretária vistoria Arsenal da Esperança no bairro do Brás

Objetivo é acompanhar o trabalho da entidade, que abriga 1.150 pessoas

seg, 28/03/2005 - 12h43 | Do Portal do Governo

A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, vistoria, nesta terça-feira, dia 29, às 9h30, o Arsenal da Esperança, uma associação que abriga 1.150 homens.

O objetivo é acompanhar o trabalho que está sendo feito pela entidade, que tem convênio com o Governo do Estado. Dentre os assistidos, estão 31 homens que fazem parte do Programa Frente de Trabalho Especial.

Criada no dia 7 de outubro de 2004, por meio de um decreto publicado pelo governador Geraldo Alckmin, logo após o massacre de 7 moradores de rua em agosto do mesmo ano, a Frente de Trabalho Especial já atende 260 moradores, que trabalham nas entidades conveniadas, recebendo cada um uma bolsa trabalho de R$ 210 e uma bolsa alimentação de R$ 46,64 por meio de um cartão magnético.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), sendo que a própria Secretária Maria Helena foi uma das idealizadoras e atualmente é uma das incentivadoras mais atuantes.

A idéia da Frente de Trabalho Especial surgiu em uma reunião entre o Governo de São Paulo, o cardeal Dom Cláudio Hummes, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Morador de Rua, e mais 13 entidades assistenciais: Croph, Assindes, AEB – Associação Evangélica Beneficente, Comunidade São Martinho de Lima, Casa de Convivência São Vicente de Paulo, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Organização do Auxílio Fraterno, Associação Minha Rua Minha Casa, Associação Rede Rua de Comunicação, Casa de Oração, Projeto Raízes Integrarte, Sadecop e Comunidade Metodista do Povo de Rua.

Nas entidades conveniadas, o projeto prevê a participação dos moradores de rua em atividades diversas e cursos profissionalizantes, com duração total de 9 meses. Por enquanto, os bolsistas participam das atividades que incluem jardinagem, copa cozinha, limpeza, camareira, construção civil, manutenção, lavanderia, informática dentre outros. Nesta fase, os participantes recebem ainda orientação para o mercado de trabalho e apoio psico-social. Ao final do processo, os assistidos passarão por uma avaliação de desempenho e os aprovados serão direcionados ao mercado de trabalho.

A Assindes, local da visita, é considerada hoje, referência no atendimento à pessoas em situação de rua. O tratamento oferecido em parceria com o Estado é diferenciado e inclui regimes de semi-residência, residência e atendimento durante o dia para os que trabalham à noite: isto permite uma ampliação de oportunidades para a integração social econômica dos usuários, com tratamento de saúde, escolarização, profissionalização e atividades culturais.

Data: Terça-feira, dia 29 de março de 2004
Horário: 9h30
Local: Rua Dr. Almeida Lima, nº 900, Brás, São Paulo-SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

M.J.