Desenvolvimento Social: Secretaria recebe Caravana de Idosos

Na ocasião, será anunciado projetos de moradia e capacitação básica de cuidadores de idosos

seg, 30/08/2004 - 15h29 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 31, a partir das 13 horas, a secretária estadual Maria Helena Guimarães de Castro, da Assistência e Desenvolvimento Social, estará no Memorial da América Latina (estação Metrô Barra Funda) para recepcionar a 4ª Caravana da Terceira Idade. Os grupos sairão das diversas regiões da Capital e municípios da Grande São Paulo, com o objetivo de entregar um documento com reivindicações em benefício do segmento populacional idoso.

Na ocasião, será anunciado a implantação do projeto Condomínio ‘República da Melhor Idade’ e do projeto ‘Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos’.

Condomínio ‘República da Melhor Idade’

Em parceria entre a Seads (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), o Estado lançará o projeto Condomínio ‘República da Melhor Idade’, no bairro do Cambuci, região central da Capital.

O Conjunto de 66 apartamentos abrigará cerca de 128 idosos, com 60 anos de idade ou mais, e suas respectivas famílias, com o objetivo de possibilitar ao idoso de baixa renda o convívio com seu núcleo familiar e o acesso à moradia digna, garantindo melhor qualidade de vida, participação comunitária e integração social.

Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos

Fruto de parceria entre a Seads e o Instituto Unibanco, o projeto vai capacitar jovens entre 18 e 24 anos, cadastrados no programa Ação Jovem, do Governo do Estado, para atenderem como cuidadores de idosos, domiciliares (familiares e não-familiares) e institucionais, visando qualidade e humanização no atendimento.

O curso será ministrado na Pastoral do Belém, Zona Leste da Capital, e terá início no dia 13 de setembro, com 30 vagas. Durante a capacitação, os alunos terão noções de gerontologia, geriatria, psicologia, enfermagem, fisioterapia / atividade física, alimentação-nutrição, terapia ocupacional e assistência social. Eles farão visitas a instituições de atendimento a idosos e assistirão vídeos relativos ao processo de envelhecimento.

Essa capacitação visa também à valorização do papel do cuidador, possibilitando a inserção em uma nova ocupação e a implementação de programas de trabalho voluntário.