Desenvolvimento Social: Secretária participa de palestras e debates no Semesp e no IX CONIP

Maria Helena falou sobre a estratégia para o desenvolvimento social e a integração de cadastros

qui, 12/06/2003 - 18h44 | Do Portal do Governo

Presidente do Semesp, Gabriel Mário Rodrigues e a secretária Maria Helena -- foto: Luiz Vicente PereiraA secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, participou nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de eventos em que foram debatidos a importância da integração dos programas sociais e a necessidade de elaborar um cadastro conjunto das pessoas que deles se beneficiam.

Desenvolvimento Social

Em palestra realizada nesta terça-feira, dia 10, na sede do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), a professora Maria Helena falou sobre o programa ‘Estratégia para o Desenvolvimento Social Integrado do Governo do Estado de São Paulo’.

Ao dialogar com os representantes das instituições particulares de ensino superior, a secretária destacou a necessidade de que essas instituições participem da construção da “Rede Social São Paulo”, uma rede de proteção social que visa integrar e proporcionar maior eficiência nas ações sociais desenvolvidas pelo governo estadual, municípios, terceiro setor, empresas e universidades.

“As instituições de ensino superior podem ser parceiras em uma área fundamental da inclusão social: a educação. Cursos de informática e de extensão, complementação do horário escolar, programas de geração de renda e o ensino supletivo são alguns segmentos que podem ser atendidos pelas instituições”, explicou Maria Helena.

Representantes de entidades de ensino -- foto: Luiz Vicente PereiraDurante o debate, diversos representantes das instituições relataram as experiências que têm realizado na área social. Por fim, o presidente do Semesp, Gabriel Mário Rodrigues, ressaltou a importância da entidade realizar uma parceria com o Estado para que as várias ações isoladas de cada instituição possam se coordenar em um grande trabalho conjunto.

Integração de Cadastros

Nesta quarta-feira, dia 11, a secretária Maria Helena esteve presente no IX Congresso de Informática Pública (CONIP), realizado no Frei Caneca Shopping & Convention Center, também na capital paulista. Com o tema “Redes para a Construção da Cidadania”, o CONIP 2003 apresentou diversas atividades, entre cursos, painéis, oficinas, palestras e seminários.

A professora Maria Helena participou do painel “Integração dos Cadastros Sociais”, no
qual apresentou o trabalho que está sendo implementado pelo governo do Estado de São Paulo, visando o desenvolvimento social integrado. Ao falar sobre os diversos programas sociais do governo federal, estadual e das prefeituras, a secretária alertou para a importância de que haja uma integração dos cadastros sociais, mesmo porque muitas ações podem estar se sobrepondo, sem que haja uma efetiva melhoria da condição de vida das pessoas beneficiadas pelos programas.

Por fim, Maria Helena explicou que o governo estadual está empenhado na sistematização de sua base de dados sociais, para que haja um cadastro único de programas e ações envolvendo as diferentes secretarias de Estado. Isto facilitará o monitoramento das ações e maior eficiência na oferta dos serviços.

-C.M.-