Desenvolvimento Social: Secretária participa da 2ª Fórum Permanente de Políticas Públicas para o Id

Maria Helena Castro defendeu parcerias para a ampliação de Centros de Referencia do Idoso, nas regiões metropolitanas do Estado

ter, 29/04/2003 - 20h52 | Do Portal do Governo

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social


A Secretária Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, participou da 2ª Edição do Fórum Permanente de Políticas Públicas para o Idoso realizado na tarde desta segunda-feira, dia 28, no Colégio São José, em Campinas, com a Coordenação do Fundo Social de Solidariedade do Estado, do Conselho Estadual do Idoso e organização da Câmara Municipal.

Durante sua palestra, a secretária defendeu a implementação de uma política pública efetiva para a terceira idade e parcerias para a instalação de Centros de Referências de Idosos nas Regiões Metropolitanas do Estado. “O que está dando certo merece ser ampliado para outros centros, e para que isto seja concretizado estamos incentivando parcerias com empresários e com a sociedade civil ”, disse Maria Helena .

O Centro de Referência do Idoso (CRI) , projeto pioneiro na área , é uma proposta da secretaria Estadual de Saúde e integra ações de diversas Secretarias do Governo do Estado, do Fundo Social de Solidariedade e Conselho Estadual do Idoso . O CRI está instalado na Zona Leste da Capital desde 2001, em um prédio de 4.000m2 que abriga oficinas: culturais; artesanato; música; lazer e atividades esportivas. Possui centro de atendimento médico, programas de prevenção de doenças , atendimento odontológico e laboratório de próteses.

Os idosos participam também de atividades do Poupatempo, Centro de Integração da Cidadania e do Escreve Cartas.

A Secretária está lançando a implantação de Centros de Múltiplo Uso. Nestes centros crianças, jovens e idosos participam juntos das atividades de cultura, lazer e ações socioeducativas, promovendo a integração das diferentes faixas etárias dentro das famílias e da comunidade em geral.

O Fórum contou com a presença de diversas lideranças dentro deste segmento e a participação de mais de 400 idosos que aplaudiram a apresentação do Coral da Terceira Idade de Campinas.