Desenvolvimento Social: Projeto Cidadão do Presente beneficia 198 famílias em Itapeva

Projeto é resultado de parceria entre as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Emprego e Relações do Trabalho

sex, 06/08/2004 - 10h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) e a Secretaria de Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) entregam neste sábado, dia 7 de agosto, em Itapeva, os certificados aos 198 empreendedores formados pelo projeto Cidadão do Presente, realizado no Vale do Ribeira, em parceria com as prefeituras das cidades de Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Itapirapuã Paulista, Itapeva, Itaberá, Ribeira, Ribeirão Grande e Sete Barras. A cerimônia de entrega do certificados será realizada às 15 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na estrada Bairro Fundação – Rodovia Francisco Alves Negrão s/n, com a presença do secretário adjunto da SEADS, Ernesto Senise, e do secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado.

Com investimentos de R$ 600.000,00 feitos pela SEADS desde o início do projeto em setembro de 2003, foram atendidas mil pessoas nos 10 municípios do Vale do Ribeira. Cerca de 300 membros de famílias trabalham nos empreendimentos.

Empreendimentos formados

Município de Apiaí:
Mel das Flores (apicultura)
Artesanato Custodia de Jesus da Cruz (artesanato em argila)
Empresa de Mel Araçaiba Encapoeirado (apicultura – mel/própolis)

Município de Barra do Chapéu:
Associação de Produtores Orgânicos Flor do Tempo
Legumes e Verduras Paraíso
Agrícola Horticultura Ponte Alta
Sempre Verde e Alegria
Sol Nascente Horticultura
Obs: todos de produtos de horticultura orgânica

Município de Capão Bonito:
Horticultura Boa Esperança (horticultura)

Município de Guapiara:
Temperos e Conservas Sabor da Vida (fabricação de temperos)
Artesanato Renascer (artesanato de fibra de banana)
Associação Vitória Morango e Mel (produtos de morango e mel)

Município de Itapirapuã Paulista:
Horta Orgânica Vale Verde (horticultura)
Horticultura Orgânica, Massas e Salgados Ribeirão da Várzea (horticultura)

Município de Itapeva:
Horticultura Jardim Kantian (horticultura)
Recita Artesanal (artesanato fibra de banana)
Coopery Confecções (confecções de lingerie)
Mães e Cia (culinária)

Município de Itaberá:
Caminhando para um Futuro Melhor (horticultura e Compotas)

Município de Ribeira:
Associação de Produtores Artesanais do Alto Ribeira (artesanato patchwork, fibra de banana)
Arte e Cia (artesanato patchwork, fibra de banana)

Município de Ribeirão Grande:
Picles e Compotas Ribeirão Grande (compotas e picles)

Município de Sete Barras:
Art’s Fibra
Fibras Barra
Mampa Artes e Cia
Obs: todos são artesanato fibra de banana, culinária de banana.

Cidadão do Presente

O Projeto ‘Cidadão do Presente’ visa combater o desemprego e o trabalho degradante, gerando renda e ocupação a membros das famílias com crianças inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em sua metodologia esse processo se dá mediante a capacitação dessas pessoas para sua organização social e econômica, objetivando a criação de empreendimentos sociais, preferencialmente, coletivos-associativos para produção de bens e serviços. Possibilitando a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, fomentando o empreendedorismo e a cidadania nesses grupos, promovendo, assim, desenvolvimento local integrado e sustentável.

O projeto está sendo executado na Região do Vale do Ribeira, no Alto Vale, onde se concentram os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH-M) e Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) do Estado de São Paulo, nos municípios de: Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Grande e Sete Barras, que dentro dessa situação regional perversa, encontram-se em pior estagio de desenvolvimento (com exceção de Itapeva, inserido no Projeto para ser vetor catalizador do processo).

Ou seja, o público alvo escolhido para implementação desse projeto, configura-se como ‘os excluídos dos excluídos’. Pois, trata-se de cidadãos (ainda que nem todos com essa consciência afirmativa) de população que mais necessita de proteção social, das cidades mais carentes, na região menos desenvolvida do Estado.

Após quase 1.000 membros de famílias PETI passarem por processos de: mobilização, sensibilização, prospecção e identificação de potencialidades locais e do grupo, capacitação em atividade produtiva e conteúdos organizacionais. Tivemos como resultante, em vários estágios de desenvolvimento nucleados e gerados pelo projeto, 23 empreendimentos sociais nos 10 municípios, com participação direta de mais de 200 famílias, que hoje estão gerando renda e trabalho remunerado.

O projeto tem como princípio – o reconhecimento da potencialidade das pessoas e dos grupos – empowerment. Em se reconhecendo suas capacidades, investindo-se e criando-se condições necessárias para que essas capacidades sejam desenvolvidas – se resgata das pessoas seus significados, auto-estima e identidade. Essa etapa foi executada com ampla mobilização, sensibilização e capacitação das famílias, com participação das municipalidades locais e agentes da comunidade, fazendo emergir o potencial dos participantes no desenvolvimento das várias fases do Projeto, até a atual etapa, a organização de atividades produtivas que possibilitam a geração de renda, propósito não único, mais simbolicamente e pragmaticamente fundamental, para promoção de independência e autonomia coletiva e melhores condições de vida aos mesmos.

Mais informações na Assessoria de Imprensa da Seads, pelos telefones (11) 3218-3011; 3218-3138; 3218-3131; 3218-3323

Da Assessoria de Imprensa da SEADS

(LRK)