Desenvolvimento Social: Itaquera recebe Casa do Adolescente

Esta é a terceira unidade do programa na Capital

qui, 15/12/2005 - 13h52 | Do Portal do Governo

Programa conta com a parceria das Secretarias da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Prefeitura de São Paulo

Os moradores do bairro de Itaquera, zona leste da Capital, receberam a terceira Casa do Adolescente da cidade de São Paulo. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira, dia 14, no Clube da Turma Itaquera (Obra Social Dom Bosco, Av. do Contorno s/nº).

O Programa Casa do Adolescente é fruto de uma parceria entre o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Estadual Assistência e Desenvolvimento Social – Seads – e Prefeitura de São Paulo. A Seads disponibiliza o espaço físico, os profissionais já existentes no local (monitores, arte educadores, apoio administrativo, além do material de escritório, a conservação e a limpeza); a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a capacitação dos recursos humanos e a medicação com o Dose Certa; a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os equipamentos médicos hospitalares, os recursos humanos e os encaminhamentos externos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Participaram da inauguração, a secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e o secretário Municipal de Assistência Social, Floriano Pesaro.

“Esta parceria envolvendo diversas políticas públicas vai permitir uma maior prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de casos de gravidez na adolescência, que é ainda um grande problema na região”, declarou a secretária Maria Helena.

O bairro de Itaquera tem uma população de aproximadamente 489.502 mil moradores, sendo que 96.622 são jovens de 10 a 19 anos. Na proporção de mães adolescentes de 14 a 17 anos, o total de nascidos vivos é de 7,78 %, e a taxa de fecundidade é de 40,76 (por mil mulheres). 24 % dos jovens de 15 a 17 anos não freqüentam a escola. O Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) é de 60%. A região de Itaquera representa uma das maiores demandas de adolescentes no Município de São Paulo.

A Casa do Adolescente trata da implantação e implementação de uma política pública universalizada de juventude na área da saúde e assistência social, ou seja, de atendimento integral, físico, psicológico e social, por meio de equipe multiprofissional – médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontologistas, educadores, entre outros — ações intersetoriais e integradas aos sistemas universitários de referência e contra-referência, com participação familiar e comunitária, beneficiando o protagonismo adolescente/juvenil e seus direitos à saúde, à vida e à cidadania.

No local em que funcionará a Casa do Adolescente de Itaquera, a Seads já promove, em parceria com a Obra Social Dom Bosco, o Programa Clube da Turma, onde 1.200 crianças e adolescentes são atendidos por meio de atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer em período alternado ao da escola. São investidos R$ 2,2 milhões ao ano pela Seads neste Clube da Turma.

“A Casa do Adolescente de Itaquera representa um salto na história do bairro. Ela é inaugurada no momento em que a coletividade discute os valores de uma juventude traumatizada pela violência, drogas e a sexualidade distorcida por programas de TV”, discursou o padre Rosalvino, presidente da Obra Social Dom Bosco.

Além do Enturmando Circo-Escola Grajaú, do Clube da Turma M’ Boi Mirim e agora do Clube da Turma Itaquera que já possuem Casa do Adolescente, o convênio prevê a expansão do programa na capital paulista para os demais Enturmandos, Clubes da Turma e para o Centro de Cultura Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI. Ao todo, serão 10 Casas do Adolescente espalhadas pela cidade de São Paulo.

Secretaria Estadual Assistência e Desenvolvimento Social

J.C.