Desenvolvimento Social: BID conclui a primeira avaliação para implantação do cadastro Pró-Social

Um empréstimo de 5 milhões de dólares começa a ser liberado pelo banco após o retorno da missão a Washington

sex, 13/02/2004 - 18h15 | Do Portal do Governo

A primeira missão técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluiu nesta sexta-feira, dia 13, uma semana de reuniões com os técnicos da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), responsáveis pelo seu gerenciamento.
A missão está em São Paulo desde o dia 9 de fevereiro para avaliar e discutir detalhes da implantação do projeto ‘Avaliação e Aprimoramento da Política Social no Estado de São Paulo’.

No retorno da missão a Washington, o banco deverá liberar parte de um financiamento de 5 milhões de dólares, que serão destinados à implantação do projeto. O empréstimo já foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e autorizado pela Lei estadual 11.554, de 25/11/2003. O principal objetivo é o desenvolvimento do Cadastro Pró-Social do Governo do Estado de São Paulo, cujos dados serão cruzados e compatibilizados com os do Cadastro Único de Famílias do Governo Federal, no propósito de evitar a superposição dos benefícios sociais existentes, tornar mais eficiente e eficaz o monitoramento sistemático de ações, programas e políticas, melhor avaliar seus resultados e racionalizar a distribuição de recursos.

Os técnicos da missão chefiada por Marcelo Cabrol, Diretor de Política Social do BID/Washington, também participaram de reuniões com a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro. O Cadastro Pró-Social, segundo Maria Helena, é a base do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais. Ele será um instrumental importante para a atuação da Rede Social SP e deverá servir de referência para a América Latina.

Uma segunda missão do BID deverá complementar os trabalhos até aqui realizados, dentro do prazo de dois meses.

Da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social