Desenvolvimento: Pólo do Vale do Ribeira favorecerá região mais pobre de São Paulo

Até o final do ano, 15 pólos regionais devem estar em plena operação em todo o Estado

seg, 09/09/2002 - 19h08 | Do Portal do Governo

Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável dos Agronegócios do Vale do Ribeira, que vai entrar em operação nesta terça-feira, dia 10, trará novas oportunidades de negócios aos produtores mais pobres de São Paulo.

A cerimônia de implantação oficial do Pólo do Vale do Ribeira será realizada em Pariquera-Açú, município escolhido para ser sede do programa. Marcado para começar às 10h,

Localizado no sul do Estado, a cerca de 200 quilômetros da capital, o novo pólo favorecerá comunidades instaladas em 25 municípios da região, que tem sua atividade agrícola quase toda centrada na produção de banana.

O Vale do Ribeira será o quarta região paulista a compor o programa dos pólos regionais, sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Já estão em funcionamento os pólos Médio Paranapanema, com sede em Assis, Leste Paulista, sediado em Monte Alegre, e Sudoeste Paulista, baseado em Capão Bonito. Até o final do ano, 15 pólos regionais devem estar em plena operação em todo o Estado.

A idéia central dos pólos regionais é promover a integração entre os municípios paulistas em prol do desenvolvimento regional.

Na sede do Pólo do Vale do Ribeira, em Pariquera-Açú, há ainda a Unidade Experimental, com diversos experimentos das atividades agrícolas existentes na região, como banana, flores, chá e cacau.