Desenvolvimento: IPT inaugura Centro de Tecnologia em parceria com HP e a Microsoft

Objetivo é capacitar profissionais multiplicadores de novas tecnologias

qui, 30/01/2003 - 15h40 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, inaugurou na terça-feira, dia 28, o Centro de Tecnologia XML – IPT, um avançado difusor de novas ferramentas em tecnologia da informação para empresas e comunidade.

O objetivo do Centro, uma parceria entre a Microsoft e a HP Brasil, é capacitar profissionais e formar multiplicadores de novas tecnologias, além de apoiar as empresas para o desenvolvimento de softwares destinados a aplicações específicas.

Na oportunidade, o secretário-adjunto da Secretaria de Ciência,
Tecnologia Oswaldo Massambani disse que a iniciativa será importante para São Paulo. ‘A ação que estamos concluindo é um exemplo de parceria e sinergia para o desenvolvimento do Estado. Precisamos alavancar o desenvolvimento do Estado e puxar o desenvolvimento do Brasil’, declarou.

Para o superintendente do IPT, Ary Plonski, apesar do gigantismo das empresas parceiras, o foco deste Centro são as cadeias de desenvolvimento, em que estarão envolvidas principalmente, médias, pequenas e micro empresas de varejo, institutos de pesquisa, academia, criando redes virtuosas de desenvolvimento.

Segundo o presidente da Microsoft Brasil, Emílio Umeoka, o compromisso da empresa é investir na capacitação e profissionalização da comunidade de desenvolvedores brasileiros, por meio da criação de centros de tecnologia. Umeoka informou que a meta é abrir 20 centros no País em um prazo de três anos, capacitando 7.500 profissionais.

Para o diretor de Assuntos Corporativos da HP Brasil, Hugo Valério, os softwares desenvolvidos no Centro de Tecnologia XML-IPT deverão aumentar a eficiência da indústria nacional, contribuindo para aumentar suas exportações ou auxiliar as empresas que ainda não o fazem, a exportar.

A toda velocidade

O Centro já está funcionando em um conjunto de quatro salas e três laboratórios do IPT, equipado pela HP Brasil, que também destinará verba para manutenção de bolsas de estudo. A Microsoft Brasil será responsável pela capacitação de profissionais na tecnologia XML, a ser utilizada no desenvolvimento de aplicativos para a internet. O Centro de Tecnologia contará com uma equipe do IPT, de bolsistas contratados, participantes de empresas e estudantes de graduação.

O programa de cooperação entre o Instituto de Pesquisas e as empresas prevê não apenas a difusão de ferramentas orientadas à pesquisa e ao uso de novas tecnologias, como o aprimoramento do setor local de desenvolvimento de software com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente. O acesso a essas ferramentas permitirá a integração de sistemas voltados para o varejo, meio ambiente e cadeias produtivas.

O Centro de Tecnologia do IPT facilitará ainda a incubação de empresas que queiram migrar e desenvolver soluções tecnológicas, além de projetos pilotos utilizando a cooperação e intercâmbio tecnológico entre o IPT, a universidade e as empresas, revela a chefe do Departamento de Serviços e Telecomunicações do IPT, Fátima Porcaro.

A criação desse Centro em parceria com a Microsoft representa para a HP Brasil a oportunidade de empregar mais recursos no setor de pesquisas, em prol da invenção de novos produtos no país, configurando o sinergismo da produção científica, em que o resultado final é certamente maior que a simples soma das partes, afirma Rodolpho Cardenuto, Vice-Presidente do Grupo de Sistemas Pessoais da HP Brasil.

Espera-se, com esse centro, o desenvolvimento de novas aplicações wireless com tecnologias da HP e da Microsoft e também a criação de novos aplicativos de software para uso em diversos setores da economia, acrescenta.

O Centro terá como foco as aplicações de mídia digital e automação comercial. No primeiro caso, a base tecnológica será a recém-lançada plataforma Windows Media Player 9 Series. Um dos primeiros projetos acontece com a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, na área de ensino a distância. ‘Estamos reforçando nosso compromisso com o país, investindo na capacitação e fomento da indústria nacional de tecnologia’, explica Márcia Teixeira, gerente dos centros de tecnologia da Microsoft Brasil.

Da Assessoria de Imprensa do IPT
V.C.