Desenvolvimento: Incubadoras crescem 56% no último ano

Segundo pesquisa da Anprotec, Brasil é o terceiro no ranking mundial do setor

qui, 31/10/2002 - 18h09 | Do Portal do Governo

Desenvolvimento: Incubadoras crescem 56% no último ano

Segundo pesquisa da Anprotec, Brasil é o terceiro no ranking mundial do setor

O Brasil tem se destacado na ampliação de seu sistema de incubadoras de empresas. Segundo dados da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos e Tecnologias Avançadas), o país conta hoje com 234 incubadoras associadas ao orgão em 22 Estados brasileiros. Do total, 183 estão em funcionamento e 51 em processo de instalação. No ano passado, eram 150.

O Panorama Anprotec 2002, pesquisa anual realizada pela associação, aponta a existência de 1.731 empresas sendo incubadas, em fases que vão da gestação à juventude empresarial. De acordo com a pesquisa, os principais objetivos das incubadoras brasileiras são: o incentivo ao empreendedorismo (88%); o desenvolvimento econômico regional (72%); o desenvolvimento tecnológico (70%); a geração de empregos (61%); a diversificação da economia regional (48%) e, por último, o lucro (32%). O levantamento aponta ainda que 48% das incubadoras são privadas sem fins lucrativos, contra 6% privadas com fins lucrativos.

Atualmente, o Brasil conta com 100 incubadoras na região Sul, 74 no Sudeste, 41 no Nordeste, 12 no Centro-Oeste e 7 na região Norte, fazendo com que o País ocupe hoje o primeiro lugar em número de incubadoras de empresas na América Latina e o terceiro no ranking mundial, só perdendo para os Estados Unidos e Canadá.

Nos últimos cinco anos, os novos empreendedores movimentaram mais de R$ 600 milhões ao ano e criaram mais de 7 mil postos de trabalho.

Infra-estrutura e orientação

Uma incubadora oferece espaço físico construído ou adaptado para alojar temporariamente empresas industriais ou de prestação de serviços. Também provê mecanismos de financiamento, acompanhamento e orientação para atuar no mercado.

O objetivo do sistema de incubação é implantar tecnologia para gerar produtividade, estimulando a criação e o desenvolvimento de micros e pequenas empresas por meio da formação do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais. O conhecimento científico adquirido através da parceria com universidades e institutos de pesquisa é utilizado para a criação de uma cultura empreendedora.

A gestão da incubadora é feita por entidades como o Sebrae, CNPq, universidades, prefeituras, empresas privadas e institutos de pesquisa. No ano, foram investidos R$ 14 milhões no setor.

As primeiras incubadoras surgiram no Brasil na década de 80, mas somente se consolidaram como meio de incentivo à produção tecnológica a partir da realização do Seminário Internacional de Parques Tecnológicos, em 1987, no Rio de Janeiro, mesmo ano em que surgiu a Anprotec.

Por Thiago Romero, da Revista Fapesp