Desenvolvimento: Governo do Estado assina Resolução Circuito Turístico da Baixada Santista

Evento será nesta quinta-feira, dia 22, na cidade de São Vicente

qua, 21/01/2004 - 21h22 | Do Portal do Governo

A Resolução Circuito Turístico da Baixada Santista – Programa “Caminhos de Anchieta” será assinada nesta quinta-feira, dia 22, na cidade de São Vicente. Subscrevem o documento o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, o Secretário Executivo de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, o Diretor Executivo da AGEM, Koyu Iha, o Presidente da Condesb, Gilson Carlos Bargieri e os nove prefeitos dos municípios que integram a Região Metropolitana da Baixada Santista.

O Programa “Caminhos de Anchieta” congrega os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Reproduz parte da peregrinação que o Padre José de Anchieta realizou pelo Brasil.

Para o Secretário Meirelles, o roteiro é importante porque “resgata parte da história do Brasil e, ao mesmo tempo, vai de encontro aos esforços do Estado, no sentido de gerar trabalho e renda para os municípios”.

Castello Branco explica que a Secretaria vai promover o desenvolvimento de programas específicos que incentivem a implementação do “Caminhos de Anchieta”, mas o projeto está aberto para a participação de órgãos e entidades vinculados à administração, direta ou indiretamente, municípios da Região, entidades e órgãos federais e internacionais e organizações de caráter não governamental, nacionais e estrangeiras. “Todos os interessados em promover o programa serão bem-vindos”, diz o Secretário Executivo de Turismo.

Este é mais um circuito implantado pelo Governo do Estado, a exemplo do Circuito das Frutas, que abrange os municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo e Campinas e do Roteiro dos Bandeirantes, integrado pelas cidades de Araçariguama, Cabreúva, Itú, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Santana de Parnaíba, Salto e Tietê.

Segundo o Secretário Meirelles, a idéia do Governo é “integrar municípios por meio de roteiros e circuitos para que o turista possa conhecer melhor a história do Estado e para que o turismo se torne uma indústria rentável e geradora de trabalho e renda, a exemplo do que acontece nos países reconhecidamente turísticos”.

Em 12 de julho de 2003, a ossada do Padre Anchieta, guardada pela Companhia de Jesus de São Paulo, começou uma peregrinação pelas igrejas do litoral paulista, iniciando o trajeto por Bertioga. A relíquia chega a São Paulo no dia 25 de janeiro para as comemorações do aniversário da cidade. Amanhã, dia 22, estará exposta na Igreja Matriz de São Vicente, aberta para visitação pública.

Anchieta

O jesuíta José de Anchieta era espanhol, nascido em 1534, nas Ilhas Canárias. Chegou ao Brasil, em Salvador, no dia 13 de junho de 1554, seis meses antes da fundação de São Paulo de Piratininga. Em São Paulo, fundou o colégio que daria origem à cidade. Ficou conhecido como amigo dos índios, andarilho, professor, enfermeiro, construtor de capelas e pacificador – por ter evitado inúmeras mortes durante a Revolução dos Tamoios, que uniu índios e franceses contra os portugueses, ao se oferecer como refém em 14 de setembro de 1563.

Ficou conhecido também pelos poemas que escrevia nas areias das praias, sendo o mais famoso o de 5.786 versos, o “Bem aventurada Virgem Mão de Deus, Maria”. Levado pelo mar, ficou devidamente guardado na memória do padre.

Anchieta morreu em 1598, aos 64 anos, no Espírito Santo. Em 1980 foi beatificado pelo Papa João Paulo II e o processo de canonização está sendo estudado pelo Vaticano.

Serviço
Evento: Assinatura da Resolução que cria o Circuito Turístico da Baixada Santista – “Caminhos de Anchieta”
Data: 22/01/04 – 5ª feira
Horário: 12h30
Local: Complexo de Eventos e Convenções da Costa da Mata Atlântica
Endereço: Av. Capitão Luiz Pimenta, 811 – Parque Bitaru – São Vicente

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo