Descalvado sedia a VIII edição dos Jogos Regionais dos Idosos de 2004

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 14 de maio de 2004

qui, 13/05/2004 - 10h05 | Do Portal do Governo

Participam deste campeonato 1.478 atletas

A abertura dos Jogos Regionais dos Idosos – JORI, de 2004, nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 16h30, no Ginásio de Esportes Oswaldo Cardoso, movimentará o município de Descalvado. Mais do que uma disputa, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), tem como objetivo promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Estarão participando da abertura dos JORIs 1.478 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 44 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca.

Uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, as competições são realizadas em todo o Estado de São Paulo. No ano passado participaram cerca de 10 mil atletas de mais de 400 municípios, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade. A novidade desse ano é que pela primeira vez haverá a competição na Capital.

A cerimônia de abertura contará com o desfile de todas as delegações que vão interpretar o Hino Nacional e apresentar suas respectivas coreografias. A pira olímpica será acesa pelo atleta Henrique Venturine, e o juramento feito pela atleta Lúcia Araújo Cirelli.

As competições, que se realizarão nos dias 14, 15 e 16 incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 16, no mesmo local das competições.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em junho, no município do Guarujá. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Implementação de novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin. “Cabe aos governantes, a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta”, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso têm sido reconhecidos como um exemplo a ser seguido. “Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social”, observa Maria Lúcia, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. “A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

Os Jogos Regionais do Idoso têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Estarão presentes na cerimônia de Descalvado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o prefeito de Descalvado, José Carlos Calza, a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Regina Helena Baião Calza, um representante do presidente da Nossa Caixa, entre outros.

Próximos jogos

Os próximos campeonatos serão abertos nos dias: 14/05, em Descalvado (regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca), 04/06, em Dois Córregos (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília), 11/06, na Capital (regiões Norte, Sul, Leste e Oeste), e a final em 25/06, no Guarujá. Em todos os municípios, as competições são realizadas em três dias, a contar do dia de abertura, que é realizada sempre numa sexta-feira.

Coletiva: Às 15 horas – Na Academia da Terceira Idade
Endereço: Rua Cyrilo Botoleto, s/nº
Abertura: Às 16h30 – No Ginásio de Esportes Osvaldo Cardoso
Endereço: Av. Maestro Francisco Todescan, nº 451 Novo Jardim Belém
– Informações JORI Descalvado – (19) – 3583.9357