Desativação da Casa de Detenção do Carandiru começa na semana que vem

nd

seg, 26/11/2001 - 17h16 | Do Portal do Governo

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a partir do dia 1º de dezembro mais nenhum preso entrará na Casa de Detenção. ‘Ela já começa efetivamente, a partir da próxima semana, a ser desativada’, anunciou o governador.

O Governo paulista, em parceria com o Governo Federal, está finalizando a construção de onze penitenciárias. Duas delas, Valparaíso e Pacaembu, devem ser entregues no próximo mês para começar a receber detentos da Casa de Detenção. Segundo Furukawa, 10% dos 7.400 presos vão deixar o Carandiru em dezembro; 30% em janeiro; 30% em fevereiro e 30% em março. ‘Até o dia 31 de março, não haverá mais presos na Casa de Detenção do Carandiru’, disse o secretário.

20% menos fugas com população carcerária 12% maior

O governador ressaltou que o número de fugas caiu 20% no Estado em relação ao mesmo período do ano passado. ‘É claro que o ideal seria que não tivesse nenhuma fuga, mas infelizmente isso é uma luta permanente. De um lado, o preso tentando fugir e, do outro, o Governo segurando’, afirmou. ‘Nós tivemos neste ano, antes de desativar o Carandiru, antes das novas penitenciárias – mas já com o esforço que vem sendo feito pela polícia – 600 fugitivos a menos em termos nominais e 20% a menos de fugas e ocorrências em termos percentuais. Tudo isso com uma população penitenciária 12% maior’. A estatística refere-se ao período de janeiro a novembro e já inclui a fuga, desta segunda-feira, na Penitenciária do Estado.

Durante a cerimônia, Alckmin falou sobre a fuga de 106 presos da Penitenciária do Estado, localizada no Complexo Carandiru, Zona Norte da Capital, na manhã de hoje. Até o início do evento, 14 presos haviam sido capturados. ‘Estamos hoje com 99.800 presos em todo o Estado, chegando a 100 mil presos, que o dia inteiro pensam em fugir e o Governo trabalha para evitar a fuga’, explicou. Só o Complexo do Carandiru — somando-se a Casa de Detenção, a Penitenciária do Estado, o COC e outros anexos — tem mais de 10 mil presos. Ao longo deste ano, foram descobertos mais de 30 túneis e a polícia conseguiu evitar que presos fugissem. ‘O Complexo do Carandiru é uma cidade. E embaixo dela passam todas as redes da cidade. Tem rede de água, esgoto, cabo telefônico, fibra ótica, ou seja, um submundo ali’, disse. ‘Embaixo do Carandiru é um queijo suíço. Está tudo furado. Mais de 30 túneis foram descobertos ali. Por isso, sempre observei que a primeira razão para desativar o Complexo do Carandirú, começando pela Casa de Detenção, é segurança. Lá não existe um nível de segurança adequado’.

Durante o evento também foram assinados os aditivos dos contratos para finalização da construção dos CDPs de Hortolândia e São Vicente.

Cíntia Cury