Desaceleração econômica será transitória, diz Alckmin em Nova York

Governador volta a defender redução da taxa de juros

sex, 13/06/2003 - 19h46 | Do Portal do Governo


A desaceleração econômica observada recentemente no País deverá ser transitória, afirmou o governador Geraldo Alckmin em palestra realizada nesta sexta-feira, dia 13, em Nova York, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, perante um atento público de analistas, executivos financeiros e empresários norte-americanos.

‘Haverá uma retomada do crescimento, pois os indicadores macroeconômicos melhoraram e, com a possibilidade de redução das taxas de juros, as perspectivas são positivas’, afirmou Alckmin. Ele voltou a defender a redução das taxas de juros na próxima reunião do Copom.

‘Entendo que vivemos um cenário que já possibilita essa redução dos juros. É correto, em momentos de risco inflacionário e ataque especulativo à moeda, utilizar uma política monetária forte, mas a situação hoje melhorou, com uma inflação em queda, o risco-País já caiu bastante. As reformas da previdência social e tributária estão caminhando bem e vão ajudar a gerar um ciclo virtuoso.’

A retomada da atividade econômica poderá acontecer no segundo semestre deste ano, na avaliação do governador. Ele disse que São Paulo, cuja economia depende praticamente da arrecadação de ICMS, fica mais vulnerável em razão do desempenho da economia. ‘É uma fragilidade, pois não vivemos de repasses federais’, concluiu.

Alckmin foi a Washington e Nova York para negociar novos recursos para São Paulo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial (BIRD), com destaque para a Linha 4 do Metrô, recuperação das represas Billings e Guarapiranga, desenvolvimento do ecoturismo no Vale do Ribeira e expansão de escolas técnicas e tecnológicas voltadas ao desenvolvimento regional. O governador embarca de volta ao Brasil neste sábado, dia 14.