Dersa: Porto São Sebastião realiza amanhã embarque de automóveis Fiat e Volkswagen

Este é o terceiro embarque de veículos para exportação que ocorre no Porto Dersa

ter, 22/06/2004 - 10h46 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 23, mais um navio carregado de automóveis deixa o Porto Dersa São Sebastião rumo à Argentina. A montadora FIAT exportará 500 veículos modelo Palio e Uno fabricados em Betim, Minas Gerais. No mesmo navio seguirão outros 1.700 veículos modelo Gol e Parati fabricados pela Volkswagen em Taubaté.

Este é o terceiro embarque de veículos para exportação que ocorre no Porto Dersa. A Volkswagen, que tem programado embarques mensais até dezembro deste ano, já exportou 2.320 veículos e 48 caminhões nos carregamentos realizados nos meses de abril e maio.

Corredor de exportação

Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 251,8 milhões para alavancar o novo corredor de exportação que compreende as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Foram executadas obras como a construção da terceira faixa na Serra da rodovia dos Tamoios; a duplicação de 14 quilômetros da rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Caraguatatuba e São Sebastião; além do prolongamento da rodovia D. Pedro I, entre a Via Dutra e a rodovia Carvalho Pinto.

Além das obras de infra-estrutura viária entre o Planalto e o Litoral Norte, a Dersa investe na adequação do Porto de São Sebastião. Foi concluída a regularização e pavimentação do pátio 2, com 22 mil m² de área. Em agosto estará concluída a construção de dois novos berços de atracação (dolphins), com investimento da ordem de R$ 2 milhões. Hoje o Porto está apto a receber navios com capacidade para transportar 2,5 mil veículos. Com a conclusão das obras dos novos dolphins será possível a atracação de navios com capacidade para até 3,5 mil veículos.

Ainda este ano a Dersa finaliza o projeto executivo para a ampliação do Porto de São Sebastião. O projeto prevê a construção de uma nova ponte de acesso em ‘L’, com estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios e o aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros. Com essas obras, a capacidade de movimentação do Porto poderá passar dos atuais 400 mil toneladas/ano para 3 milhões de toneladas anuais em 2010.

Da Assessoria de Imprensa da Dersa

(AM)