DER completa 69 anos com 18 mil quilômetros de malha rodoviária

Acordo com BID recupera 1,4 mil quilômetros de estradas e construção de acostamentos e terceiras faixas

qui, 10/07/2003 - 13h17 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Por Otávio Nunes

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER), vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, completa este mês 69 anos. Ao longo desse tempo, passou por várias mudanças. Deixou de ser apenas um construtor de estradas para tornar-se órgão de fiscalização, manutenção e duplicação . ‘Ainda atuamos na construção de alguns trechos, com pessoal e máquinas próprias. Mas as maiores obras são feitas por contratos de licitação’, informa o superintendente Pedro Ricardo Blassioli.

Atualmente, o DER é responsável por 18 mil quilômetros da malha rodoviária paulista. Há outros 3,2 mil quilômetros que pertencem ao DER, mas são administrados por contratos de concessão. As obras de conservação são feitas pelas concessionárias com o que arrecadam na cobrança de pedágios.

Investimento e custeio

Principal órgão de sua secretaria, o departamento tem orçamento anual de aproximadamente R$ 600 milhões. Blassioli ressalta que metade do valor vem dos cofres públicos e a outra de recursos próprios com a cobrança de pedágios e multas.

‘Dividimos sempre o orçamento de forma igualitária para investimentos e pagamento de custeio.’ No primeiro caso, o montante é utilizado em novos projetos de construção de vicinais, duplicação e recuperação. Com o restante, são pagos cerca de 4,5 mil funcionários da ativa, trabalhos de sinalização e outros.

árias duplicações

Blassioli assegura que nos últimos dez anos o DER realizou no Estado quase 20% de tudo o que fora feito desde sua fundação, em 1934. ‘Foram 1,2 mil quilômetros de duplicação e pavimentação, 4 mil quilômetros de vicinais construídas, 2,35 mil de recapeamento e 15 mil recuperados e conservados.’
Entre as maiores obras em andamento, ele cita as duplicações da SP 88 no trecho que liga Mogi das Cruzes à Rodovia Ayrton Senna, da SP 308 de Piracicaba à Unimep, a SP 55 (Rio-Santos) de Itanhaém a Peruíbe, SP 332 de Cosmópolis a Artur Nogueira, SP 270 entre os quilômetros 169 a 174 (região de Itapetininga), SP 320 no contorno de Santa Fé do Sul e da SP 270 no trecho urbanizado de Cotia.

Programa do BID

Em 2002, a Assembléia Legislativa do Estado aprovou acordo de parceria entre o DER e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pela iniciativa, o BID ficou responsável pelo empréstimo de US$ 120 milhões e contrapartida do governo do Estado de igual valor. Com US$ 240 milhões, foi oficializado o Programa de Recuperação de Rodovias do Estado de São Paulo, dividido em duas fases.

As obras da primeira etapa estão em andamento e a conclusão é prevista para 2004. Os projetos da fase seguinte estão em elaboração e as obras poderão ser licitadas até o final do ano. ‘Nossa intenção é recuperar 1,4 mil quilômetros de malha rodoviária sob nossa administração’, explica o superintendente. A maioria das obras de duplicação de estradas não faz parte dos projetos do BID.

O programa de recuperação, garante Blassioli, está sendo executado de forma a privilegiar a segurança do usuário e o respeito ao meio ambiente. Estão previstas a construção e restauração de acostamentos, pontes, viadutos, passarelas, terceiras faixas em aclives, ciclovias e calçadas nos trechos urbanos. Há, também, a intervenção em terminais de ônibus para facilitar a circulação de usuários, incluindo deficientes físicos.

Atendimento ao usuário

O DER tem sede na capitale 14 divisões regionais espalhadas pelo Estado, como nas cidades de Campinas, Itapetininga, Taubaté, Ribeirão Preto.
As 54 Unidades Básicas de Atendimento (UBA) no Estado prestam auxílio aos usuários das estradas administradas pelo DER. Todas reunidas, dispõem de uma frota de aproximadamente 200 veículos. O motorista que necessitar de auxílio deve solicitar pelo telefone 0800-555510, também usado por usuários da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), outra empresa pertencente à Secretaria dos Transportes.

Na central, que funciona na sede do DER, 20 funcionários deficientes físicos fazem revezamento para atender 24 horas por dia. A média diária é de 1,2 mil contatos telefônicos. No dia 21 de abril deste ano, em meio a um feriado de quatro dias, a central bateu recorde: atendeu a 6,4 mil ligações.

Exposição mostra máquinas e mapas antigos

Em comemoração aos 69 anos, O DER montou a exposição Caminhos Paulistas, com peças que retratam a história do desenvolvimento rodoviário do Estado de São Paulo. Na mostra, que vai até o dia 16, no andar térreo da sede em São Paulo, o visitante verá máquinas, mapas, aparelhos, cadernos, livros e outros apetrechos utilizados por engenheiros e técnicos do departamento, que desbravaram estradas no Estado por mais de meio século.

Entre as preciosidades estão os teodolitos (máquinas óticas para medição de ângulos em trabalhos topográficos e geodésicos), balanças analíticas com precisão de um décimo de miligrama, ferramentas, contadores manuais de veículos, calculadoras. Uma das peças mais antigas é um caderno de contratos, datado de 1939.

Outra curiosidade é a evolução do mapa rodoviário do Estado até chegar ao atual. O primeiro deles é uma réplica da Província de São Paulo em 1836. Na época, o Estado do Paraná fazia parte do território paulista.

(LRK)