Dengue: Secretaria registra queda de 77,4% no número de casos na região de Araraquara

Estudo mostra queda vertiginosa, mas atenção deve continuar

sex, 16/01/2004 - 16h15 | Do Portal do Governo

A região de Araraquara encerrou 2003 com uma boa notícia. Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde apurou que as 25 cidades da Direção Regional de Saúde (DIR) tiveram 40 casos de Dengue no ano passado, uma queda vertiginosa de 77,4% em relação a 2002, quando 177 pessoas contraíram a doença.

Em todo o Estado os números também mostram queda. Foram 20.301 registros em 2003, 51% a menos que em 2002, quando houve 42.058 casos.

A Dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, não apresentou casos no região em 2003 e 2002. ‘É, sem dúvida, uma vitória sem precedentes, mas a batalha continua, pois não se pode baixar as guardas contra a Dengue’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Para a Secretaria, 2004 será um ano decisivo para o efetivo controle da doença no Estado. Na primeira quinzena de março será realizada uma versão estadual do ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Em parceria com os municípios, agentes de saúde deverão percorrer domicílios, orientando a população e identificando possíveis focos. Também estão previstas ações em escolas, parques e estações de trem.

O Estado mantém 182 agentes de saúde. Outras 500 pessoas de frentes de trabalho podem ser contratadas para auxiliar no combate à doença. A distribuição gratuita de toucas para caixas d’água é realizada constantemente.

Entre novembro e dezembro de 2003, a Secretaria promoveu a distribuição, na rede estadual de ensino, de seis milhões de exemplares do gibi da Turma da Mônica, com dicas de prevenção à criançada, dentro da campanha ‘Agentes Mirins de Combate à Dengue’.
‘O apoio do cidadão, cada qual cuidando de seu espaço, é fundamental para eliminar os focos do Aedes aegypti no Estado’, diz Barradas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)