Dengue: Saiba os cuidados necessários para eliminar focos do mosquito e evitar novos criadouros

Participação da comunidade é fundamental para eliminar os riscos da doença

sáb, 23/03/2002 - 10h16 | Do Portal do Governo

Os locais que oferecem condições favoráveis para a criação de larvas do mosquito da dengue podem ser áreas internas ou externas, como escritórios, banheiros, copas, vestiários, pátios, garagens e estacionamentos.

A seguir, estão medidas práticas que devem ser incluídas nas rotinas de trabalho dos funcionários públicos responsáveis pela manutenção e zeladoria, e que também podem ser utilizadas pela população.

1. Bebedouros de água mineral: lavar semanalmente o aparador para contenção de água, escovando a parte interna.

2. Pratos e pingadeiras de vasos de plantas: eliminar os pratos e as pingadeiras e utilizar pratos justos aos vasos. Colocar areia grossa no prato ou pingadeira até a borda.

3. Ralos externos e canaletas de drenagens para água da chuva: colocar tela de náilon (trama de um milímetro) ou colocar sal semanalmente de acordo com tabela abaixo.

4. Ralos internos de esgoto: colocar tampa ‘abre-e-fecha’ ou tela de náilon (trama de um milímetro) ou tratar com duas colheres de sopa de sal, no mínimo semanalmente.

5. Fosso do elevador: verificar semanalmente se existe acúmulo de água, providenciando seu esgotamento por bombeamento.

6. Plástico ou lona para cobrir equipamentos e outros materiais: manter esticado e cortar o excesso, para que fiquem rentes aos materiais cobertos, evitando sobras ou pontos de acúmulo de água nas partes superior e inferior.

7. Vasos de plantas na água: mudar a planta para vaso com terra.

8. Calhas: manter sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água.

9. Lajes e marquises: manter o escoamento da água desobstruído e sem depressões que permitam acúmulo de água, eliminando eventuais empoçamentos após cada chuva.

10. Caixas d’água: mantê-las vedadas (sem frestas), ou com telas (trama de um milímetro) e realizar limpeza periodicamente.

11. Vasos sanitários sem uso diário: manter sempre tampados, acionando a descarga semanalmente; caso não possuam tampa, vedar com saco plástico e fita adesiva. Não sendo possível a vedação, acionar a válvula semanalmente, adicionando a seguir duas colheres de sopa de sal.

12. Caixas de descarga sem tampa e sem uso diário: tampar com filme de polietileno ou saco plástico e fita adesiva.

13. Materiais inservíveis, como latas, garrafas plásticas, copos, potes e outros: colocá-los no cesto ou saco de lixo para coleta da limpeza pública.

14. Garrafas retornáveis: na impossibilidade de guardá-las em local coberto, mantê-las emborcadas, evitando o acúmulo de água no interior.

15. Bromélias: substituir por plantas que não acumulem água. Enquanto essa providência não for adotada, regar abundantemente com mangueira sob pressão, duas vezes por semana.

16. Piscina em período de uso: efetuar o tratamento com cloro.

17. Aparelho de ar-condicionado: o ideal é que possua mangueira para evitar acúmulo de água na bandeja. Na ausência da mangueira, é necessário furar a bandeja.

18. Piscina sem uso freqüente: reduzir ao máximo possível o volume de água e aplicar cloro na dosagem adequada ao volume que permanecer, semanalmente.

19. Bandeja externa de alguns modelos de geladeira: lavar a bandeja duas vezes por semana.

Tabela para uso e sal de cozinha no controle de larvas do Aedes aegypti

Cíntia Cury

Leia também:

  • Governo do Estado vai distribuir 2 milhões de folhetos para prevenção da dengue.
  • Frentes de trabalho se mobilizam contra a dengue
  • Dia 23 de março é o ‘Dia D’ do combate à dengue em São Paulo
  • Estado de São Paulo terá apoio de mil soldados do Exército no combate à dengue