Definida a data de assinatura do contrato de adesão da Sabesp no mercado de ações

nd

ter, 16/04/2002 - 16h08 | Do Portal do Governo

A abertura de capital da Sabesp no mercado de ações e a modelagem para se estar atraindo parceiros privados para o Banco Nossa Caixa foram os assuntos discutidos na reunião do Programa Estadual de Desestatização (PED) nesta terça-feira, dia 16, no Palácio dos Bandeirantes.

Ficou definida a data de assinatura de contrato da adesão da Sabesp, no mercado de ações internacional e interno, com a Bovespa. De acordo com o presidente do PED, Mauro Arce, que também responde pelas secretarias de Energia e Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, será na próxima quarta-feira, dia 24, na sede da Bolsa de Valores. ‘Estão sendo estudados os detalhes do lançamento das ADRs (ações)’, disse. Ele observou ainda que existe um processo em andamento e que no momento, o governo está impedido legalmente de dar outras informações que não tenham sido veiculados por meio de fatos relevantes.

Arce afirmou que está é primeira vez no Brasil que uma empresa estatal entra neste novo mercado. ‘A primeira foi a CCR’, um consórcio de empresas concessionárias que presta serviço para o Estado.

A vantagem em entrar no mercado de ações é tornar a empresa mais atrativa. Para isso, ela tem de cumprir uma série de requisitos. ‘Quanto mais a Sabesp estiver valorizada, melhor. Os recursos das ações que serão vendidas não irão para a Sabesp e sim para o Governo do Estado’, afirmou.

Modelagem para o Banco Nossa Caixa

Outro assunto abordado foi a modelagem para atrair parceiros privados para o Banco Nossa Caixa. O intuito é tornar o banco mais ágil, dinâmico e competitivo. O Conselho de Administração da Nossa Caixa aprovou ontem a criação de quatro segmentos de empresas que estarão participando nos seguintes ramos: cartão de crédito, capitalização, seguro e previdência.

O banco terá direito a 100% das ações destas empresas que serão privatizadas. Em seguida, 51% das ações de cada uma destas subsidiárias serão vendidas. Os 49% restantes ficarão com a Nossa Caixa. Além disso, o banco poderá pulverizar a venda de até 49% de suas próprias ações. ‘A Nossa Caixa vai valer mais depois que tiver vendido os 49% dessas ações. E isto será feito no primeiro semestre’, explica Arce.

Valéria Cintra