Defesa do Consumidor: Telefônica e Embratel lideram ranking das empresas reclamadas

Confira os resultados do cadastro divulgado hoje pela Fundação Procon-SP

ter, 02/04/2002 - 12h56 | Do Portal do Governo

As empresas Telefônica (Telecomunicações de São Paulo S/A), Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A), Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A, Credisul Recuperadora de Crédito S/C Ltda. e Kolumbus Móveis/Complexo Móveis Ltda. são as cinco primeiras colocadas do ranking geral extraído do cadastro de reclamações fundamentadas, referente ao exercício de 2001, feito pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Esta é a décima divulgação desse cadastro que apontou ainda as empresas Intelig Telecomunicações S/A, Banco Zogbi S/A, Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, BCP S/A e Dental Life–Health Gerenciamento de Planos Médicos e Hospitalares S/C Ltda., nas posições subseqüentes em ordem decrescente.

Paralelamente a esse ranking geral, foram extraídas cinco listas classificatórias por área técnica da Fundação Procon-SP (alimentos, saúde, habitação, produtos, serviços e assuntos financeiros).

Em ordem decrescente as áreas tiveram a seguinte influência na composição do cadastro:
– serviços (essenciais e privados), com 43% das reclamações fundamentadas em 2001,
– produtos, com 22%;
– assuntos financeiros, com 20%;
– saúde, com 11%,
– habitação, 3% e
– alimentos, 1%.

A publicação do cadastro atende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 44) que determina a divulgação de reclamações fundamentadas, atendidas e não atendidas, pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços.

A lista com um total de 2.585 fornecedores é composta somente dos expedientes cujo andamento foi concluído até 31/12/2001 nos termos da lei 10.177/98.

As áreas técnicas efetuaram uma análise geral dos assuntos de maior relevância em termos de problemas apontados pelos consumidores paulistas.

O cadastro completo divulgado hoje pela Fundação Procon-SP está publicado no Diário Oficial do Estado. Também esta disponível para consulta pelo telefone 3824-0446 e no site: www.procon.sp.gov.br