Defesa do Consumidor: Proposta de padronizar embalagens de produtos aguarda definição do Inmetro

Trabalho foi elaborado pela Fundação Procon-SP, Dieese, Fipe, FGV e IBGE

ter, 04/12/2001 - 9h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP encaminhou ao Departamento de Mercadorias Pré-Medidas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) um projeto de padronização de embalagens para produtos básicos. Isto porque neste ano alguns fabricantes alteraram embalagens de sabão em pó, papel higiênico e biscoitos, reduzindo o peso e a metragem desses produtos, sem diminuir proporcionalmente o preço. O problema foi detectado durante a pesquisa regular da cesta básica e por alguns consumidores.

O estudo propõe adotar uma regra para padronização, pela qual pesos, volumes ou metragens de cada produto devem ser múltiplos inteiros da menor medida adotada. Por exemplo: se o padrão é 250 gramas, as próximas medidas deverão ser 500, 750 e 1000 gramas. A idéia é manter as unidades já consagradas pelos usos e costumes.

O projeto foi elaborado em conjunto com Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos); Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A Fundação Procon-SP é uma instiuição vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.