Defesa do Consumidor: Procon-SP orienta sobre recall do Meriva

Dúvidas ou reclamações sobre o assunto devem ser encaminhadas à Fundação Procon-SP

qua, 20/11/2002 - 12h00 | Do Portal do Governo

No dia 16/11/2002 a General Motors do Brasil publicou em jornal convocação aos proprietários de veículos Meriva – modelos abaixo relacionados, a comparecerem a um dos seus distribuidores a partir de 18 de novembro de 2002, a fim de que seja feita a verificação e eventual substituição do tanque de combustível.

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos e informa que vem acompanha atentamente convocações desse tipo e a empresa responsável pela fabricação do veículo deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determinações da lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos que o consumidor corre.

O comunicado informa que: “Isto se faz necessário por haver a possibilidade de uma deficiência da soldagem do componente durante o processo produtivo do fornecedor TI Brasil Indústria e Comércio Ltda”” Este fato pode ocorrer nos veículos Meriva 8V e Meriva 16V, de acordo com a tabela de nº de Chassis abaixo:

Modelo nº de Chassi Mês de fabricação
Meriva 8V de R03C115436 a R03C131336 de 19/9/02 a 4/10/02
Meriva 16v de K03C115880 a K03C130009 de 19/9/02 a 4/10/02

O fornecedor informa ainda, que: “Este serviço é gratuito, podendo ser agendado a partir de 18 de novembro de 2002 na concessionária ou oficina autorizada de sua preferência”. Porém, no entender dos técnicos da Fundação Procon-SP, no comunicado a empresa não deixa claro os possíveis riscos e perigos do problema detectado.

E enquanto existirem no mercado veículos com o problema apontado, o fornecedor é responsável, sendo obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita. Isto porque, em alguns casos por motivos alheios a sua vontade (viagens, doença, desconhecimento, etc..), o consumidor pode não ter tido acesso à convocação, o que não o exclui de ter o seu direito à segurança garantida

Os consumidores que possuem tais veículos devem entrar imediatamente em contato com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet 0800-702-4200. Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc) poderá efetuar registrar a reclamação junto à Fundação Procon-SP.

Dúvidas ou reclamações podem ser feitas junto à Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo:
– Sé (Pça. do Carmo, s/nº),
– Santo Amaro ( R. Amador Bueno, 176/258) ou
– Itaquera (ao lado do Metrô Itaquera).
– Caixa Postal 3050 CEP 01061-970 SP-SP
– Fax (0XX11) 3824-0717
– Telefone 1512 (informações).

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

A.R.