Defesa do Consumidor: Procon-SP orienta sobre cuidados na compra de produtos usados

Exigir nota fiscal na compra discriminando estado geral da mercadoria é medida básica

qua, 24/07/2002 - 10h38 | Do Portal do Governo

Os consumidores podem evitar problemas na comprar de produtos em lojas de usados seguindo algumas recomendações dos técnicos do Procon-SP. Em primeiro lugar, não deve esquecer de exigir a nota fiscal de compra com a discriminação do estado geral e atual da mercadoria adquirida. Assim poderá reclamar de outros vícios que não os já relacionados.

A escolha dos produtos deve ser feita com critério porque a troca só é obrigatória em caso de vícios que não estejam identificados no documento de compra ou se o estabelecimento se comprometer por escrito. Mesmo que a mercadoria seja importada ou usada, desde que adquirido em loja, o consumidor tem direito a 90 dias de garantia para produtos duráveis (vícios aparentes) e 30 para não duráveis, independente de termo escrito.

Na compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos é aconselhável pesquisar similares porque neste segmento é difícil achar objetos idênticos. Leve em consideração o ano de fabricação, a série, o modelo, as funções e componentes e se há serviços de assistência técnica e peças de reposição. É necessário ficar atento a produtos que já saíram de linha porque o reparo torna-se mais difícil.

Para produtos de vestuário existe um comércio intenso em lojas conhecidas como “ brechós” e “pontas de estoque”. Nestes casos é difícil uma troca, porque nem sempre encontram-se peças idênticas para substituição. Por isso, deve-se ficar atento para o estado geral da mercadoria, além da numeração, modelo e qualidade. Qualquer promessa de troca deve ser feita por escrito.

Quando adquirir móveis, é preciso examinar com cuidado para checar se há buracos na madeira que possam indicar a presença de cupins; se a estrutura está firme e sem rachaduras ou riscos e se as dobradiças e puxadores estão fixos. Nos estofados olhar embaixo, nas laterais e costas , certificando-se de ausência de rombos ou mofo. Verificar se o móvel em questão pode ser desmontado e remontado ou se deve ser transportado por inteiro.

Em caso de dúvidas ou reclamações procure o Procon-SP pelo telefone 1512 ou pessoalmente nos postos de atendimento dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro ou Poupatempo Itaquera. Mais informações podem ser obtidas no site Fundação Procon-SP

Da assessoria de imprensa do Procon-SP